Hospital Areolino de Abreu retoma perícia médica psiquiátrica
A Sesapi informou que a Justiça tem o objetivo de identificar a capacidade mental da pessoa em determinado período a partir da avaliação pericial.
Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) anunciou que o Hospital Areolino de Abreu retomou com o serviço de perícia médica psiquiátrica na cidade de Teresina. A pasta ainda destaca que a Justiça tem o objetivo de identificar a capacidade mental de uma pessoa em determinado período a partir da avaliação pericial.
De acordo com a Sesapi, uma reunião foi realizada na última segunda-feira (24) para definir o funcionamento e a forma como o serviço será retomado. Participaram da ocasião a gerente de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, Virgínia Pinheiro, profissionais do Serviço de Avaliação, Acompanhamento e Monitoramento das Medidas Terapêuticas Aplicáveis às Pessoas com Transtornos Mentais em Conflito com a Lei-EAP, técnicos do hospital e médicos psiquiatras.

Ainda segundo a Gerente de Atenção à Saúde Mental do Estado, Virgínia Pinheiro, o procedimento de perícia médica é responsável por garantir a preservação de Direitos Fundamentais dos pacientes, referentes a dignidade da pessoa humana, que estão previstos expressa ou implicitamente na Constituição Federal, além do Código Penal, Código de Processo Penal e na Lei de Execução Penal.
“O restabelecimento da Perícia Médica do Estado garantirá a observância de direitos considerados fundamentais, mas, também, elementares dos usuários do serviço, destacando-se a preservação da dignidade, o acesso à justiça e a duração razoável do processo”, pontuou.
De acordo com a pasta, a capacidade mental que busca ser averiguada por autoridade judicial, policial ou administrativa pode ser referente a eventos que aconteceram no passado, ou ainda imputabilidade/inimputabilidade do agente na data do fato, e presentes – estabilização da condição de saúde/verificação da cessação de periculosidade.
Rafael Fonteles lança Pacto pela Ordem com medidas para endurecer o combate ao crime
Segundo o governador, o pacto inclui 16 projetos de lei que serão enviados à Assembleia Legislativa, além de medidas administrativas.Silvio Mendes reúne secretariado para discutir sobre finanças
Na reunião, o prefeito Silvio Mendes analisou a atual situação econômica, alinhou estratégias e definiu diretrizes para a gestão eficiente dos recursos públicos.Operação da Sada e Adapi fiscaliza abatedouro clandestino em Teresina
O abate clandestino é uma pratica ilegal que representa sérios riscos à saúde pública, ao meio ambiente e ao bem-estar animal.Piauí terá 4 mil novos agentes de segurança pública até 2026, anuncia Rafael Fonteles
Segundo o governador Rafael Fonteles, os resultados desse investimento já podem ser medidos nas estatísticas de segurança.MP investiga engenheiro agrônomo por fraude em registros imobiliários no Piauí
O promotor Roberto Monteiro Carvalho foi responsável por assinar a portaria que foi publicada no Diário Eletrônico do MPPI.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir