Viagora

Covid-19: Teresina vai iniciar vacinação de crianças com comorbidade

De acordo com a FMS, o agendamento para a imunização estará disponível a partir da próxima semana para crianças de 6 meses e menores de três anos de idade com comorbidade..

Nesta sexta-feira (11), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), recebeu mil doses de imunizantes da Pfizer infantil do Ministério da Saúde, que serão usados para vacinar crianças entre 6 meses e menores de três anos de idade com comorbidade.

De acordo com a FMS, o agendamento para a imunização estará disponível a partir da próxima semana. A coordenadora de vacinação em Teresina do órgão, Emanuelle Dias, afirma que a vacinação não será realizada imediatamente após o recebimento, devido a necessidade de efetuar um novo treinamento pelos profissionais de saúde que participarão da vacinação.

“Iniciaremos na semana que vem em virtude da necessidade de realizar novo treinamento, para que os profissionais estejam devidamente capacitados para vacinar esse público”, informou.

A FMS informa ainda que durante a vacinação as crianças devem estar acompanhadas dos pais e responsáveis e apresentar o cartão do SUS, Cartão de Vacina, CPF e o laudo ou prescrição médica descrevendo a comorbidade entre as incluídas como prioritárias para a vacinação contra covid-19.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, algumas das comorbidades prioritárias são: Pneumopatias crônicas graves, Diabetes mellitus, Hipertensão Arterial Resistente, Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas crônicas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down, e Cirrose hepática.

Ainda conforme a FMS, o esquema de vacinação será feito em três doses, as duas primeiras devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, e a terceira dever ser administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

Facebook
Veja também