Viagora

Ceir promove mutirão de Atendimentos na zona Sul de Teresina

Segundo o Centro de Reabilitação, os atendimentos iniciam neste sábado a partir das 8h no bairro Ilhotas.

Neste sábado (5), o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), promove Mutirão de Atendimentos, voltado à prescrição de cadeiras de rodas, avaliações nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Musicoterapia, bem como das clínicas de Deficiência Intelectual (DI), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down. A ação terá início às 8h e encerramento às 12h e está localizada na Avenida Higino Cunha, bairro Ilhotas na zona Sul de Teresina.

Conforme o Governo do Piauí, existe a previsão de realizar 223 atendimentos, sendo 157 na Reabilitação e Habilitação Física (RHF) e 66 na Reabilitação e Habilitação Intelectual (RHI). Ao todo, serão 41 profissionais envolvidos, sendo 25 das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Musicoterapia; além de 16 terapeutas da RHI.

Segundo a equipe do Ceir, os pacientes beneficiados pelos atendimentos já foram comunicados para que neste sábado possam comparecer ao Centro nos seus respectivos horários agendados. O Mutirão visa proporcionar agilidade aos atendimentos dos pacientes que aguardam na fila para avaliação, bem como para a prescrição de cadeiras de rodas, otimizando o processo de reabilitação.

Para o gerente de Reabilitação e Habilitação Física do Ceir (RHF), Leonardo Vinícius, a área oferecida nos atendimentos tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento de cada paciente da entidade Ceir.

“Na área de RHF, serão atendidos os pacientes acometidos por patologias como AVC, lesão medular, paralisia cerebral, traumatismo cranioencelofático (TCE), dentre outras patologias que são contempladas pela reabilitação do Ceir. Após o Mutirão, o Ceir irá acompanhar, como é de praxe, o desenvolvimento dos planos terapêuticos de cada paciente da entidade, bem como a entrega posterior das cadeiras de rodas que serão prescritas.”, destacou o gestor.

Como participar do Ceir?

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), é um projeto administrado pela Associação Reabilitar, em parceria com o Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi). Todos os atendimentos são por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e gratuitos à população.

Para ter acesso aos serviços de reabilitação física, intelectual, auditiva e pós-Covid do Ceir, é necessário:

1- Procurar a Unidade de Saúde mais próxima e fazer uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS e solicitar o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS;
2- Anexar a solicitação do médico às cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) e comprovante de residência com CEP;
3- Procurar o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou na Secretaria da Saúde do seu município, entregar a guia de marcação de consultas e as cópias dos documentos anexados, além de fornecer, pelo menos, um número de telefone para contato;
4 – Preenchimento do formulário com informações sobre agendamento do procedimento pelo operador de marcação;
5 – Havendo vagas, o sistema irá informar o profissional, dia e horário da triagem no Ceir. Não existindo vaga disponível, o operador entregará um informativo com o número de regulação e o usuário poderá acompanhar sua solicitação pelo site: http://sus.teresina.pi.gov.br/confirmacao-de-consulta/. Caso o atendimento não seja agendado em um prazo de até três meses, o usuário deverá comparecer ao posto de saúde ou à Secretaria da Saúde do seu município para solicitar a revalidação.

Facebook
Veja também