Viagora

Dr. Pessoa discute ações para o período chuvoso em Teresina

A reunião com secretarias foi realizado na sede da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Norte, que também agirá como centro de apoio da zona Norte.

Na manhã desta quarta-feira (09), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) participou de uma reunião com secretarias municipais para organizar ações de prevenção a desastres relacionados ao período chuvoso na capital. O encontro ocorreu na sede da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Norte, localizada no bairro Matadouro.

Além do prefeito, marcaram presença no encontro o gerente de operações da Defesa Civil, Marcos Rolf, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Edmilson Ferreira e o superintendente da SAAD Norte, Daniel Carvalho.

Foto: Sthefany Negreiros / ViagoraDr. Pessoa
Dr. Pessoa

De acordo com o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira, famílias que residem em abrigos ou casas solidárias desde o inverno anterior devem permanecer nos locais até que suas casas sejam devidamente construídas.

“Eles devem ficar nos abrigos temporários até que suas residências sejam construídas. Nós estamos licitando cerca de 460 casas, para que em 2023 elas sejam entregues. As famílias que já estão abrigadas nos lares solidários e as que virão neste ano caso seja necessário, serão beneficiadas e atendidas pela prefeitura, pois temos recursos e estamos com licitações e projetos em andamento para ampliarmos ainda mais o número de casas que devem atender um número maior de famílias que estão em uma situação vulnerável. Essas residências estão concentradas aqui na zona Norte, já que é uma área que foi mais atingida no período anterior”, explicou o secretário.

Foto: Sthefany Negreiros / ViagoraEdmilson Ferreira, Secretário da SEMDUH
Edmilson Ferreira, Secretário da SEMDUH

Conforme Daniel Carvalho, superintendente da SAAD Norte, um centro de apoio para os afetados pelas chuvas será implantado na Superintendência.

“A região norte é muito impactada pela questão das chuvas, então o comitê ficará sediado aqui na zona, com um comando em uma das salas da nossa sede, além de um operacional que teremos um conjunto de equipes de bombeiros, que ficarão à disposição da população da área em casos de emergência”, disse Daniel, informando ainda que a população pode solicitar ajuda através dos contatos da Defesa Civil, Semcaspi e SAAD Norte.

O prefeito apontou que as ações já foram realizadas e outras estão sendo feitas de maneira preventiva, com o objetivo de evitar que novos desastres ocorram.

“Toda a administração tem um plano geral, e nas fases de emergência, como pode ser o caso já que o esperado é que chova torrencialmente como foi no ano passado, nós estamos discutindo preventivamente, aliás, não é mais nem preventivamente já que as chuvas já surpreenderam, e nós já fizemos algumas coisas, não fizemos mais porque temos algumas pessoas, a Justiça e a legalidade que de certa forma atrapalham que o trabalho seja feito com rapidez, mas estamos agindo.”, disse o gestor.

Ainda segundo o prefeito, a reunião discutiu maneiras de amenizar as problemáticas nos locais mais vulneráveis de Teresina.

“Discutimos hoje para ver todos esses pontos de vulnerabilidade, e aí entra a ação das SAADs e os que fazem parte da administração pública da capital para termos um resultado um resultado menos danoso para as famílias que estão em situação vulnerável. Estamos realizando esse trabalho preventivo nesses 50 pontos que estão em risco na capital, dando moradia para as famílias e o que for necessário”, concluiu Doutor Pessoa.

Facebook
Veja também