ICMS será 1ª pauta dos governadores com Lula, diz Rafael Fonteles
Segundo o governador eleito, a pauta será discutida com o presidente da República a partir do próximo ano.
Nessa sexta-feira (16), o governador diplomado do Piauí, Rafael Fonteles (PT), falou sobre o teto de 18% fixado para as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), após a medida ser sancionada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), que gerou impacto no Estado.
Segundo com Rafael Fonteles, a pauta sobre o problema será discutida com o presidente da República diplomado, Luís Inácio Lula da Silva (PT), juntamente com os governadores a partir do próximo ano.

“Houve um acordo parcial celebrado pelos 27 governadores a União e o Congresso, que resolve pouco mais de 10% do problema, outra parte ficou para uma missão de 120 dias que pode resolver uma outra pequena parte. O fato é o problema existe para os Estados brasileiros, como é uma comissão do governo, naturalmente isso será abordada na primeira reunião com o presidente Lula. Estive com o vice-presidente Alckmin já externando a situação grave, será o primeiro ponto de pauta da reunião dos governadores no próximo ano com o presidente Lula”, disse Fonteles.
Ação do Tribunal de Justiça do Piauí
Rafael Fonteles também destacou sobre a cobrança de R$ 7 bilhões do Tribunal de Justiça do Piauí para ao Governo do Estado. O governador afirmou que foi surpreendido com a ação do Judiciário e que com o diálogo será resolvido, e que o adiamento da votação do Orçamento foi uma maneira de não colocar em risco a Educação, Saúde e Segurança do Estado durante a sua gestão.
“Fomos surpreendidos, mas acredito que com o diálogo será resolvido. Tomamos uma medida de cautela de pedir o adiamento da votação do Orçamento, porque dependendo do resultado dessa ação isso afetará o orçamento do Estado, dos outros poderes, da Saúde, Educação e Segurança. Mas eu tenho certeza que com muito diálogo e com o trabalho com os procuradores do Estado ficará evidente que não há nenhuma pendencia financeira entre o Poder Executivo e o Judiciário do estado do Piauí”, explicou o governador.
Teresina
Piauí
Rafael Fonteles
Governo do Piauí
ICMS
Partido dos Trabalhadores - PT
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Juíza concede prisão domiciliar à vereadora Tatiana Medeiros
A decisão foi proferida nessa segunda-feira (2) pela juíza Júnia Maria Bezerra Feitosa Fialho.Sílvio empossa Bessah como secretário do Meio Ambiente e Aluísio Sampaio na SDU Sul
A solenidade ocorreu na tarde dessa segunda-feira (2) no salão nobre da Prefeitura Municipal de Teresina.Federação com União Brasil dá mais peso nas articulações no Piauí, diz Joel Rodrigues
O dirigente do PP no Piauí destacou os benefícios dessa aliança para o grupo que já era articulado no Piauí.Progressistas está fortalecendo pré-candidatura de Margarete Coelho, diz Joel Rodrigue
O presidente do PP no Piauí falou sobre as estratégias para as eleições de 2026 e o crescimento na pré-candidatura de Margarete Coelho.Tiago Vasconcelos propõe remoção obrigatória de fiação excedente em vias públicas
O projeto de lei foi apresentado nessa quarta-feira (28) na Alepi e ainda será analisada pelas comissões técnicas da Casa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir