Viagora

Casa de Detenção em São Raimundo Nonato vira referência no Piauí

Segundo o Governo do Piauí, o estabelecimento utiliza a mão de obra carcerária para o trabalho e reinserção social do reeducando.

A Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria, localizada em São Raimundo Nonato, cerca de 500 km ao Sul de Teresina, é uma grande referência no sistema prisional do Piauí e há dez anos não possui qualquer registro de incidente ilícito em suas dependências.

Segundo o Governo do Piauí, o estabelecimento utiliza a mão de obra carcerária para o trabalho e reinserção social do reeducando.

Foto: Divulgação/Governo do Piauí.Casa de detenção em São Raimundo Nonato é destaque em segurança prisional.
Casa de detenção em São Raimundo Nonato é destaque em segurança prisional.

Conforme a Lei de Execução Penal (LEP), a cada três dias de trabalho, um dia é reduzido na pena do custodiado que, além do benefício da remição, também aprende novos ofícios que possibilitam a reinserção social após o cumprimento do cárcere.

Para o gerente da Casa de Detenção Provisória, o policial pena José de Melo, o trabalho dentro das unidades penais é de grande importância, pois dessa forma o detendo está trabalhando e ganhando sua remição.

“Em São Raimundo Nonato, os internos trabalham na manutenção da unidade fazendo a limpeza, capina, pintura, costura de fardamentos e bolas, e limpezas de ares-condicionados. O trabalho dentro das unidades prisionais é de grande importância, pois, assim, o apenado está cumprindo sua pena, trabalhando e ganhando a remição. E o outro objetivo do trabalho deles é a ressocialização. A ideia é que quando eles saírem da penitenciária procurem um trabalho e deixem o mundo do crime”, relatou o gerente.

Facebook
Veja também