Viagora

Hospital de Picos implanta serviço de neurocirurgia nesta sexta

Conforme o Governo do Piauí, com o novo serviço, os pacientes do município serão atendidos com mais rapidez e comodidade, sem a necessidade de transferências.

A partir dessa sexta-feira (18), o Hospital Justino Luz, em Picos, passa a realizar o serviço de neurocirurgia para pacientes vítimas de trauma ou AVC, que antes precisavam ser transferidos para Teresina ou Floriano.

Conforme o Governo do Piauí, apenas em 2021, cerca de 250 pacientes precisaram ser regulados par outras unidades. Com o novo serviço, os pacientes serão atendidos no município com mais rapidez e comodidade, sem a necessidade de transferências.

Foto: Divulgação/Governo do Piauí.Equipe de neurocirurgiões do hospital.
Equipe de neurocirurgiões do hospital.

O Hospital Justino Luz passa a contar com uma equipe de neurocirurgião para a realização de neurocirurgias com plantão de 24 horas, atendimento e estrutura adequada para receber qualquer paciente com politrauma.

Segundo o governo, um contato entre a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH) e a Cooperativa de Neurocirurgia do Estado do Piauí foi assinado para oficializar o início das atividades.

Para a diretora técnica da FEPISERH, Nara Nunes, a implantação da neurocirurgia é um marco histórico para o Piauí. “São pacientes graves, que antes precisavam de transferência para outra cidade, que agora serão atendidos com mais rapidez. Isso significa que muitas vidas serão preservadas”, afirma.

O presidente da FEPISERH, Ítalo Rodrigues, destaca a importância a implantação do serviço. “Montamos uma estratégia para implantar a neurocirurgia no Hospital Justino Luz devido à grande demanda, provocada, sobretudo, pelo número alto de acidentes. O Governador Wellington Dias tem atuado no sentido de descentralizar os serviços de saúde, para que a população seja atendida na sua região. Por isso, o Hospital Justino Luz avança cada vez mais na sua capacidade de atender alta complexidade”, destaca.

Facebook
Veja também