Viagora

Horta orgânica é inaugurada na Casa de Custódia em Teresina

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça, a inauguração ocorreu nessa quarta-feira (02) e irá auxiliar na ressocialização dos presos locados na unidade penal.

Nessa última quarta-feira (02), a Secretaria de Estado da Justiça inaugurou uma grande horta orgânica que irá beneficiar detentos na Penitenciária Professor José de Ribamar Leite, antiga Cada de Custódia de Teresina.

O gerente adjunto da unidade penal, Reginaldo Medeiros, que esteve na solenidade, destacou a importância da horta para a ressocialização dos presos.

Foto: Divulgação/SejusHorta Orgânica da Penitenciária Professor José de Ribamar Leite.
Horta Orgânica da Penitenciária Professor José de Ribamar Leite.

“Muitos podem achar que é apenas uma horta, mas para os internos é uma oportunidade de aprender, trabalhar e se ressocializar. E é só o começo. Não mediremos esforços para desenvolver mais projetos que possam trazer benefícios aos reeducandos e para o sistema penitenciário”, pontuou o gerente adjunto.

O secretário de Justiça, Carlos Edilson, ressaltou que os detentos terão a oportunidade que colocar em prática o que aprenderam em cursos profissionalizantes ministrados na penitenciária.

“No ano passado, ofertamos, em parceria com o Serviço Nacional da Aprendizagem Rural, cursos profissionalizantes para os internos. Esta horta, que estamos inaugurando hoje, servirá de apoio para que estes reeducandos coloquem em prática o que aprenderam no curso”, afirmou Carlos Edilson.

De acordo com a Sejus, a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem gerado benefícios para os internos desde 2015 através dos cursos profissionalizantes como o uso de defensivos naturais para controle de pragas em hortas, bem como o de compostagens e suas formas de utilização em hortas.

Ainda de acordo com a Secretaria, as 17 unidade penais distribuídas pelo estado foram reformadas com apoio exclusivo da mão de obra carcerária, através da Lei de Execução Penal (LEP), que assegura o direito dos detentos executarem funções e receber a remição de um dia da sua pena a cada três dias trabalhados.

Facebook
Veja também