Viagora

Ministério Público discute situação de crianças internadas no HUT e HILP

Segundo o MPPI, essas crianças estão internadas há bastante tempo com doenças crônicas e são de outros municípios.

Na manhã da última quinta-feira (07), o Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou audiência extrajudicial com representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e dos Hospitais Infantil “Lucídio Portela” (HILP) e o de Urgência de Teresina (HUT), para dar continuidade ao acompanhamento dos casos de crianças internadas nessas duas unidades de saúde há bastante tempo, em razão de doenças crônicas.

De acordo com o MPPI, o objetivo da audiência é acompanhar a evolução do estado clínico de cada uma dessas crianças, assim como avaliar a possibilidade do tratamento de saúde em seus municípios de origem. Isso possibilita que a família não precise se deslocar até a capital para acompanhar seus filhos.

Foto: Divulgação/MPPIMPPI discute situação de crianças hospitalizadas no HUT e Hospital Infantil em Teresina
MPPI discute situação de crianças hospitalizadas no HUT e Hospital Infantil em Teresina

Segundo o MP, os dois primeiros casos analisados foram o de duas crianças que residiam no município de União e estão internadas no HUT e no HILP. Para contribuir com a solução dos casos foram convidados a Promotora de Justiça Sílvia Reis, titular da 2ª Promotoria de Justiça de União, e o diretor do hospital municipal de União, Danilo Soares.

Conforme o órgão ministerial, na ocasião ficou acordado que a Promotora de Justiça iniciará tratativas com as autoridades de saúde de União para verificar a possibilidade do município acolher e realizar o tratamento das crianças. Os representantes da FMS e da Sesapi se colocaram à disposição para fornecer toda a orientação técnica e médica necessárias a assistência às duas crianças.

A Promotora Sílvia Reis disse que deverá instaurar o procedimento administrativo para acompanhar os casos. Além disso, durante o encontro de trabalho, a titular da 2ª PJ de União pediu às equipes médicas do HILP e do HUT dados sobre o quadro clínico e as ações para os cuidados desses pacientes.

Ainda segundo o MPPI, o Promotor de Justiça Eny Pontes também conversou com representantes do HUT, do HILP, da FMS e da Sesapi sobre as demais crianças. O titular da 29ª PJ de Teresina recebeu relatórios sobre o quadro clínico, bem como explicações sobre os cuidados que são adotados em cada caso.

O Ministério Público informou que uma nova reunião será promovida em no dia 09 de junho para reavaliar a situação das crianças que ainda estiverem hospitalizadas no HUT e no HILP.

Facebook
Indicado para você
Veja também