Viagora

Penitenciária Irmão Guido será laboratório de ressocialização

Segundo a Governadora, é preciso aprimorar as estratégias de preparação para reinserção do reeducando na sociedade

Nessa quarta-feira (13), a Governadora Regina Sousa apresentou uma proposta para tornar a Penitenciária Irmão Guido, um laboratório de boas práticas de ressocialização de apenados. O projeto foi apresentado em reunião com a Secretaria de Justiça (Sejus), Conselho Penitenciário e o Conselho de Direitos Humanos e Defensoria Pública Criminal.

Segundo a Governadora, é preciso aprimorar as estratégias de preparação para reinserção do reeducando na sociedade.

“Eu escuto muito que pessoas saíram do presídio pior do que entraram. Precisamos reverter isso através do trabalho, de capacitação”, ressaltou.

Foto: Divulgação/Governo do EstadoRegina Sousa apresenta proposta para Penitenciária Irmão Guido se tornar laboratório de ressocialização
Regina Sousa apresenta proposta para Penitenciária Irmão Guido se tornar laboratório de ressocialização

Segundo o Governo, a ideia surgiu após uma visita de Regina Sousa à Penitenciária Irmão Guido, onde reconheceu um projeto de Agricultura Sintrópica, uma forma de cultivo que preserva o meio ambiente e as características naturais da região. Lá já houve colheita de milho, feijão, macaxeira, maxixe, abóbora e quiabo. A produção é consumida na própria unidade pela comunidade carcerária.

De acordo com o Governo, um grupo de trabalho foi criado para pensar outras alternativas a serem aplicadas no sistema prisional. A Penitenciária Irmão Guido servirá como projeto-piloto. Lá já houve colheita de milho, feijão, macaxeira, maxixie, abóbora e quiabo. A produção é consumida na própria unidade pela comunidade carcerária.

“Vamos usar a Irmão Guido como projeto-piloto, para depois disseminar nas outras unidades no sistema as práticas testadas, com resultados satisfatórios”, disse o Secretário de Justiça, Carlos Edilson.

Conforme o Governo do Estado, o sistema prisional piauiense é composto por 17 unidades que abrigam 5.281 presos.

Facebook
Veja também