Viagora

Governo do Piauí vai digitalizar os serviços dos órgãos públicos

A proposta é que esses serviços públicos sejam integrados em um único site, para que não haja necessidade de deslocamento presencial.

Nessa quinta-feira (28), a governadora do Piauí Regina Sousa juntamente com representantes de diversos órgãos públicos discutiu em reunião no Palácio de Karnak, sobre a digitalização de serviços para que não haja necessidade de deslocamento presencial. A proposta é que esses serviços públicos sejam integrados em um único site.

De acordo com Vitor Hugo, diretor da Agência Investe Piauí, essa é uma transformação digital e que já ocorre em algumas secretarias. “Uma das principais ações é a transformação digital do ambiente de negócios do Piauí. Já iniciamos um amplo processo de informatização das secretarias e vamos avançar para outras. Haverá uma integração entre todas elas, por meio de uma plataforma centrada na experiência do usuário e do empreendedor”, explica.

Foto: Divulgação/Governo do Estado do PiauíReunião no Palácio de Karnak sobre digitalização de serviços púbicos
Reunião no Palácio de Karnak sobre digitalização de serviços púbicos

Segundo o Richarlison Santos, representante da Agência de Tecnologia do Estado do Piauí (ATI), fala sobre a atuação do órgão de tecnologia na conservação do sistema. “A gente faz a conversação e integração entre os sistemas, como os entes envolvidos. A ideia é que o cidadão dará entrada em um único site para ter acesso a todos os serviços do Estado”, Disse.

De acordo com a presidente da Junta Comercial do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, essa digitalização e integração dos serviços públicos são continuidades do programa Piauí Digital, que agilizou a analise de abertura de empresas de baixo risco. “Já conseguimos automatizar análises de aberturas de empresas de baixo risco e outros serviços em que tudo é feito pela máquina, sem a necessidade de um analista humano”, explica.

A governadora Regina Sousa comentou que o corpo de Bombeiros é um exemplo na digitalização dos serviços e que o órgão já está integrado “Alguns já estão avançados. O Corpo de Bombeiros triplicou a arrecadação só por já estar integrado no sistema” disse a gestora.

Facebook
Veja também