Médicos querem alteração da Lei sobre violência obstétrica no Piauí
Os deputados da Alepi dialogaram com a classe médica nesssa terça-feira (17), sobre a mudança na Lei 7.750, que foi considerada pelos médicos como inconstitucional.
Nessa terça-feira (17), o presidente da Assembleia Legislativo do Piauí (Alepi), Themístocles Filho (MDB), o líder da oposição, Marden Menezes (Progressistas), e o líder do governo, Francisco Costa (PT), dialogaram com representantes da classe médica sobre a Lei 7.750, de 14 de março de 2022.
A legislação está em tramite deste o ano de 2021 com o argumento que fere a autonomia médica e de que é inconstitucional. Segundo os representantes presentes à reunião, a legislação cria restrições ao trabalho de obstetras que é baseado em discussões técnicas e científicas sobre o parto.
A doutora Lúcia Santos destacou sobre a importância do parto seguro, humanização deste processo e a necessidade de fortalecer as políticas públicas durante o pré-natal no Piauí. “Nós já fizemos mais de um fórum discutindo parto seguro, que é um termo que nós reconhecemos”. Destacou a médica.
Doulas
A categoria de obstetrícia considera a Lei 7.750 inconstitucional por colocar o pagamento das doulas – É uma assistente de parto, sem necessariamente formação em ciências da saúde, que acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem-estar da mulher – Por meio do Sistema Único de Saúde.
De acordo com a Alepi, os médicos argumentam que há o risco de a limitação de verbas para os trabalhos de parto causar a ausência de um profissional da área, o que seria um risco maior para as parturientes.
O deputado Marden Menezes (Progressistas) apoia as reivindicações dos médicos e espera que a questão seja resolvida garantindo a autonomia médica e a constitucionalidade da legislação.
“As entidades trouxeram uma série de argumentos importantes e que evidenciam que essa legislação precisa ser revogada e que, caso haja a necessidade de um aperfeiçoamento legislativo, que esse aperfeiçoamento ocorra em sintonia com as entidades médicas, com os especialistas da área da obstetrícia no nosso estado”, argumentou o parlamentar.
Por Isadora Cavalcante
Teresina
Piauí
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Sindicatos dos Médicos do Estado do Piauí - Simepi
-
Avião com deputado federal Hildo Rocha faz pouso forçado em Timon
De acordo com o parlamentar, a aeronave seguia de Teresina, no Piauí, para a cidade maranhense Balsas quando precisou realizar a aterrissagem de emergência. -
Partido Liberal decidiu retirar minha pré-candidatura ao Governo do Piauí, diz Toni Ro
O jornalista afirmou que decisão do partido será respeitada, descartou interesse em disputar vagas proporcionais e garantiu que continuará atuando no jornalismo e na fiscalização do poder público. -
Ciro Nogueira comemora aprovação de PEC que garante aposentadoria aos agentes de saúde
A matéria representa uma grande conquista para os agentes comunitários de saúde que já buscavam apoio parlamentar para sua aprovação. -
MP investiga vereador de Castelo do Piauí por acúmulo indevido de cargos
A apuração está sendo feita pelo promotor de Justiça Lucas Nonato da Silva Araújo. -
Quanto menos candidatos da oposição, mais força teremos para embate, diz Joel
Joel destacou que o diálogo é fundamental nesse processo, junto do respeito. “Eu acho que as palavras fortes são o respeito e o diálogo.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir