Viagora

Governo do Piauí aprova habilitação de 88 leitos Covid-19

Conforme o governo, eles agora vão integrar o quadro definitivo de unidade de terapia intensiva de nove hospitais do Estado.

Nessa segunda-feira (3), o Governo do Estado,através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), aprovou junto à Comissão Intergestora Bipartite do Piauí (CIB-PI) a habilitação de 88 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), que faziam parte do atendimento Covid-19, da Rede Estadual de Saúde.

Conforme o governo, eles agora vão integrar o quadro definitivo de unidade de terapia intensiva de nove hospitais do Estado. O termo de habilitação foi assinado pela governadora Regina Sousa e pelo  secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, durante a visita às obras de reforma e  modernização da UTI do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, nesta segunda-feira (30).

A governadora destacou no evento a importância de incrementar essas novas UTIs para os hospitais destinados e que ampliar um serviço de saúde é sempre positivo. “Sempre que se ampliamos um serviço de saúde é algo muito positivo. Com o alívio da Covid-19, tivemos muitos leitos que eram destinados à doença, que agora serão direcionados para outras doenças, que estavam represadas durante este período e vai permitir desafogar os hospitais. Tudo que é destinado para melhoria da nossa população e é muito importante”, disse Regina Sousa.

Foto: Divulgação/Governo do Estado do PiauíRegina Sousa e Neris Júnior assinam termo de habilitação de leitos.
Regina Sousa e Neris Júnior assinam termo de habilitação de leitos.

Para o secretário de Estado da Saúde, os novos leitos ajudarão para atender a demanda do interior do Estado que irão contar com um serviço de saúde mais próximo de suas residências. “Este é mais um ganho para a saúde do Piauí. Com a habilitação destes leitos estaremos conseguindo oferecer um serviço de ponta, também, para àqueles que estão mais longe da capital”, destacou o gestor.

Os leitos de UTIs, estarão nas seguintes Unidades de Saúde: (09) Hospital Regional Manoel de Sousa Santos- Bom Jesus); (10) Hospital Regional Senador Cândido Ferraz – São Raimundo Nonato; (07) Hospital Regional Tibério Nunes – Floriano; (10) Hospital Estadual Dirceu Arcoverde -Parnaíba; (10) Hospital Regional Justino Luz – Picos; (09) Hospital Infantil Lucídio Portella, (13) Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella; (10) Hospital da Polícia Militar Dirceu Arcoverde e (10) Hospital Getúlio Vargas, os quatro últimos ficam na capital Teresina.

Além dos hospitais estaduais, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) também obteve a aprovação de 17 leitos de UTI para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), gerido pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina, e dez para o Hospital Universitário (HU), gerido pelo Governo Federal. Com isso, foram 115 leitos habilitados, sendo 106 adultos e nove pediátricos.

Por Isadora Cavalcante

Facebook
Veja também