Ministério Público expede recomendação à Prefeitura de Monsenhor Gil
Foi fixado o prazo de 10 dias úteis para que o Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acate o procedimento.
A Promotoria de Justiça de Monsenhor Gil, expediu recomendação ao município administrado pelo prefeito João Luiz, para que sondas hidrofílicas sejam oferecidas em quantidade mensal adequada a uma paciente da cidade, além dos insumos necessários.
Segundo o Ministério Público, a recomendação foi expedida no âmbito do Procedimento Administrativo m° 21/2022, instaurado baseado no relato da mãe da criança.
Conforme o órgão ministerial, a paciente tem Miningomielocele Congênira (Patologia que consiste em uma malformação congênita na coluna vertebral da criança) e Bexiga Neurogênica Espástica (Disfunção da bexiga causada por lesão neurológica). Essa última provoca incontinência por transbordamento, frequência, urgência, incontinência e retenção. Os laudos e os exames médicos anexados comprovam a necessidade de utilização do insumo.

De acordo com o MPPI, a mãe da criança apresentou documentos comprovando que atualmente as sondas entregues pelo município são de PVC, que causam lesões aos pacientes pela falta de qualidade. Os laudos médicos apresentados pela declarante aduzem que, diante do quadro, a filha dela necessita mensalmente de aproximadamente 240 sondas uretrais de revestimento hidrofílico de uso contínuo e indeterminado, porém ao procurar o Município não teve o respectivo pedido atendido.
Segundo o MPPI, foi fixado o prazo de 10 dias úteis para que o Município de Monsenhor Gil, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acate a recomendação, sob pena de adoção das medidas judiciais cabíveis, caracterizando o dolo, má-fé ou ciência da irregularidade, por ação ou omissão, para viabilizar futuras responsabilidades em sede de ação civil pública, inclusive por eventual ato de improbidade administrativa.
Monsenhor Gil
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Recomendação
Monsenhor Gil
Acusado de homicídio é condenado a 12 anos de prisão em São João do Piauí
O crime ocorreu no dia 20 de agosto de 2000, por volta de 20h, na residência da vítima, na localidade Gato, zona Rural do município.Esperantina realizará evento de conscientização sobre o autismo
O evento acontecerá no Centro Educacional Esportivo Municipal (CEEM), a partir das 8h da manhã, e contará com momentos de informação, acolhimento e reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista.CPI da Águas de Teresina vai contribuir para propor soluções, diz Enzo Samuel
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, explicou que a comissão tem o papel de averiguar os fatos e repassá-los às autoridades competentes.APIPA enfrenta dificuldades financeiras para manter abrigo e pede doações
A diretora do abrigo, Isabel Moura, afirmou que a APIPA abriga 309 animais e necessita arrecadar doações para o custeio das despesas e pagamento de funcionários.DER quer garantir mais visibilidade nas estradas do Piauí
De acordo com o governo, foram feitas, análises em pista, com o uso de equipamentos tecnológicos que medem a qualidade da luz.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir