Viagora

Polícia Militar recebe 270 motocicletas para patrulhamento no Piauí

Durante a solenidade realizada nesta segunda-feira (06), o Comandante Geral da PM-PI, Scheiwann Lopes explicou que as motocicletas devem fornecer maior agilidade e eficiência nas ocorrências.

  • Matheus Santos/ Viagora Entrega de motos para motopatrulhamento no Piauí1 / 5 Entrega de motos para motopatrulhamento no Piauí
  • Matheus Santos/ Viagora Governadora Regina Sousa e Coronel Sheiwan Lopes2 / 5 Governadora Regina Sousa e Coronel Sheiwan Lopes
  • Matheus Santos/ Viagora Governadora Regina Sousa3 / 5 Governadora Regina Sousa
  • Matheus Santos/ Viagora Entrega de viaturas para motopatrulhamento no Piauí4 / 5 Entrega de viaturas para motopatrulhamento no Piauí
  • Matheus Santos/ Viagora Encerramento da entrega de motos5 / 5 Encerramento da entrega de motos

Na manhã desta segunda-feira (06), a Polícia Militar do Piauí recebeu 270 novas motocicletas que serão distribuídas pelo estado para uso na modalidade de motopatrulhamento. A solenidade foi realizada no Quartel do Comando Geral em Teresina com a presença da governadora Regina Sousa e do deputado federal Fábio Abreu, responsável pela emenda parlamentar.

Conforme o Comandante Geral da PM-PI, Scheiwann Lopes, o policiamento através das motocicletas será implantado a partir do dia 25 deste mês, quando a PM completa 187 anos de atuação. Scheiwann Lopes ainda afirma que os veículos devem fornecer maior agilidade e eficiência durante operação e atendimento de ocorrências.

“Nós iremos agora dia 25 ter o aniversário da polícia e vamos ganhar um presente e a sociedade mais ainda que é a implantação do ciclo patrulhamento, que é o patrulhamento de bicicleta, nas praças locais de logradouros públicos, onde há atividade física, presença de pedestres e pessoas que praticam esportes, sobretudo de bike. Então nada mais é do que um reforço do policiamento que já existe, que é o policiamento a pé, e nós vamos dar uma ferramenta a mais que é a bicicleta para dar agilidade e eficiência no atendimento de ocorrências e prevenção para a população piauiense”, explica.

O comandante da PM-PI também pontuou que as viaturas serão distribuídas de forma gradual para as cidades que possuem motopatrulhamento instaladas, inicialmente serão entregues para cerca de 60 cidades piauienses. São ao todo 230 motocicletas 300 cilindradas e 40 motos 800 cilindradas.

“Já estamos com o planejamento feito e executado pelo departamento geral de operações iremos agora, de forma gradual, distribuir para as cidades que já foram previamente agendadas que existe implantado o moto patrulhamento. [...] Então iremos agora inicialmente distribuir para cerca de 60 cidades, iremos recolher as motos seminovas fazer um check up e redistribuir na complementação de mais de 70 ou 80 cidades, fazendo um total de 140 municípios com implantação do motopatrulhamento”, garante.

A governadora Regina Sousa explicou a importância da modalidade de motopatrulhamento para auxiliar na redução da violência no estado do Piauí.

“Eles vão andar muito na rua fazendo rondas e só o fato de ter policiais nas ruas com motocicletas que é mais ágil e tem mais facilidade de fazer retorno o que uma viatura não faz, entra em um peco que uma viatura não entra, isso vai facilitar esses roubos e furtos que acontecem. Isso junto com o monitoramento, nós temos um setor de monitoramento eletrônico, as câmeras mostram onde acontecem as coisas, nós sabemos quais são os bairros que mais acontecem, então o comando e a secretaria vão verificar onde esse pessoal estará posicionado para proteger a população”, explica.

Segundo o deputado federal Fábio Abreu, a entrega dos veículos foi possível com a junção da emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão de reais para aquisição das motos 800 cilindradas, além de recursos do PRO Piauí Segurança (Tesouro Estadual), do Fundo Estadual da Segurança Pública (Fesp).

“Isso é produto de emenda parlamentar de indicação minha somado junto o recurso do fundo nacional de Segurança Pública e também com a iniciativa do governo do estado através de emendas parlamentares estaduais que foi as motos de 300 cilindradas, então é nesse momento que acreditamos que terá uma eficiência bem maior com a execução do policiamento através de motos”, assegura.

Facebook
Veja também