Viagora

TJ-PI realizará segundo semestre da Justiça Itinerante em Teresina

O início da ação é marcado no dia 18 de agosto, onde a Justiça Itinerante será realizada no bairro Vermelha, no Centro Cultural da Vermelha, em Teresina.

Nesta terça-feira (12), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) divulgou o calendário de atividades do segundo semestre da Justiça Itinerante, os fóruns móveis adaptados em veículos que se deslocam até áreas remotas ou não atendidas pelo Judiciário. O início da ação é marcado no dia 18 de agosto, onde será realizada no bairro Vermelha em Teresina.

Conforme o TJ-PI, as equipes do Justiça Itinerante trabalharão de forma ininterrupta entre os meses de julho e novembro, a jornada será da seguinte forma: uma semana de cada mês uma equipe será encaminhada para os bairros, com disponibilização de serviços como divórcio consensual, retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, suprimento/justificação de óbito, serviços de saúde e beleza, além de outras ações de natureza consensuais.

Foto: Divulgação/ TJ-PIAção da Justiça Itinerante do TJ-PI.
Ação da Justiça Itinerante do TJ-PI.

De acordo com a analista judiciária Roberta Sampaio, os municípios do interior do Estado foram o foco do primeiro semestre da ação.

“Diferente do primeiro semestre, em que os atendimentos foram voltados para os municípios do interior, neste segundo semestre estaremos nos deslocando para os bairros de Teresina. O calendário foi feito pela Justiça Itinerante e aprovado pelo vice-corregedor de Justiça, desembargador Joaquim Santana. Intercalamos capital e interior para, dessa forma, aproximarmos a Justiça do cidadão em todo o Estado”, explica.

O TJ-PI informou ainda que a ação visitou com a Justiça Itinerante os municípios de Curral Novo Piauí (835 atendimentos), Esperantina (1.548 atendimentos), Itainópolis (722 atendimentos), Santa Filomena (1.349 atendimentos) e Milton Mourão(900 atendimentos).

Ainda segundo o órgão da Justiça, ao longo da prestação de serviços foram registrados 5.354 atendimentos em parceria com o Sebrae, Instituto de Identificação, Procon Itinerante, Sasc, Sesc, Defensoria Pública do Piauí, Ministério Público do Piauí, Secretaria de Segurança e as prefeituras de cada município.

Confira o calendário:

-18 a 22 de julho, no bairro Vermelha, no Centro Cultural da Vermelha,  Rua 13 de Maio, Nº 1513;

-22 a 26 de agosto, Vila Operária, zona Norte;

-19 a 23 de setembro, na Ceasa, Zona Sul;

-24 e 25 de outubro, no Tribunal de Justiça do Piauí, bairro Cabral;

-21 a 25 de novembro, no Dirceu I, na Universidade Estadual do Piauí, Campus Clóvis Moura.

Facebook
Veja também