Viagora

Nova Carteira de identidade começa a ser emitida nesta terça

De acordo com o Ministério da Economia, neste primeiro momento só serão emitidas carteiras para cidadãos com dados da certidão atualizados.

Nesta terça-feira (26), o Governo Federal informou que inicia hoje a emissão da nova carteira de identidade nacional, que adotará o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral no país.

De acordo com o Governo, o estado do Rio Grande do Sul será o primeiro a adotar a nova ação, seguido do Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. O órgão não pontuou sobre datas de emissão em outros estados do Brasil.

Foto: Divulgação / TSENova carteira de identidade nacional.
Nova carteira de identidade nacional.

Conforme informações do Ministério da Economia, a nova versão do documento vem com um QR Code que provará sua autenticidade, além de informar sobre um possível furto ou extravio. A nova carteira de identidade nacional também servirá como documento de viagem, após a inclusão de um código chamado MRZ,       usado em passaportes.

O Ministério da Economia também pontua que neste primeiro momento de implantação só serão emitidas carteiras para brasileiros que estão com dados da certidão atualizados. “Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”, explicou o órgão.

Para atualizar informações no CPF, o cidadão deve ter em mãos a lista de documentos exigidos no site do Ministério da Economia.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também