Promotora acompanha realização de concurso público em União
O procedimento foi publicado na edição dessa sexta-feira (22) do Diário Oficial do Ministério Público do Piauí (MPPI).
A promotora de Justiça Francisca Sílvia da Silva Reis, titular da 2ª Promotoria de Justiça de União, instaurou um procedimento administrativo com o objetivo de acompanhar a realização do concurso público para provimento de cargos no município. O procedimento foi publicado na edição dessa sexta-feira (22) do Diário Oficial do Ministério Público do Piauí (MPPI).
De acordo com a portaria nº 40/2022, o inquérito foi aberto considerando o disposto no Procedimento Preparatório de Inquérito Civil a fim de apurar suposta irregularidade na promoção do seletivo.
“Considerando o disposto no Procedimento Preparatório De Inquérito Civil (PP) SIMP 000240-143/2021, que tinha como objetivo apurar suposta irregularidade na realização do Teste Seletivo nº 001/2021, visto a possibilidade de realização de concurso público para provimento de cargos no Município de União”, explica na portaria.
De acordo com o órgão ministerial, a medida considerou também o parecer do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP) que julgou a contratação temporária dos professores. Além da realização do teste seletivo não ser compatível com a necessidade de serviço temporário e excepcional.
“Considerando o parecer n. 68/2021 do CACOP, entendeu-se possível, juridicamente, a contratação temporária para o cargo de Professores com carga horária de 20 horas, pois presentes os requisitos de tempo determinado, existência de Lei reguladora e necessidade temporária de excepcional interesse público. Quanto ao Teste Seletivo n.º 001/2021 ter como objeto a formação de Cadastro Reserva (CR) não ser compatível com a necessidade de serviço temporário e excepcional, requisito essencial da contratação temporária, restou retificado o edital, de modo que não persiste a irregularidade”, consta no documento.
Além disso, a promotora também informou que o contrato entre o município de União e a Universidade Federal do Piauí para a realização do concurso está com o cronograma atrasado.
"O Município de União já firmou contrato com a Universidade Federal do Piauí para realização de concurso público, estando o cronograma atrasado”, finaliza.
Outro lado
O Viagora procurou a prefeitura do municípío sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria nenhum representante foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
-
Semcaspi comemora mais de 17 mil atendimentos em Teresina
Segundo Allan Cavalcante, o secretário da Semcaspi, o resultado é positivo do trabalho desenvolvido em quase um ano de inauguração do Centro. -
Governadora Regina Sousa promove 381 policiais civis no Piauí
Rubens Pereira, o Secretário de Estado da Segurança Pública, elogiou a política de valorização dos servidores. -
Piauí registra 385.096 pessoas recuperadas da Covid-19
Conforme informações da secretaria de saúde, os casos confirmados somam 393.103 em todos os municípios piauienses. -
-
TJ-PI fará mais de 500 audiências sobre violência doméstica e feminicídios
De acordo com informações do TJ-PI, ao todo foram pautadas 514 audiências e dois júris de feminicídio sobre o tema em Teresina e outras 27 comarcas. -
Desemprego cai em 22 Estados no 2º trimestre, diz IBGE
Segundo o IBGE, o desemprego caiu em 22 das 27 unidades da federação no 2º trimestre, na comparação com os 3 primeiros meses do ano.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir