Viagora

Convênio para desenvolver mestrado em Agroecologia é assinado por SAF e IFPI

O termo assinado tem como objetivo fortalecer a pesquisa e desenvolver o primeiro mestrado em Ciências Ambientais e Agroecologia, que será o primeiro nessa área, no estado do Piauí.

Foi assinado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), um termo de convênio com o campus de Campo Maior do Instituto Federal do Piauí (IFPI), para fortalecer a pesquisa e desenvolver o primeiro mestrado em Ciências Ambientais e Agroecologia, que será o primeiro nessa área, no estado do Piauí.

Segundo a superintendente de Programas para a Agricultura Familiar da SAF, Liz Meireles, o convênio proporciona investimentos produtivos rurais, assistência e capacitação técnica, qualificação profissional e educação contextualizada para a convivência com o semiárido. “É uma satisfação pra gente participar desse momento da pesquisa do Piauí. Não temos dúvidas que o conhecimento e a inovação de práticas impactam diretamente na produção da agricultura familiar”, ressalta.

Já para o diretor-geral do IFPI de Campo Maior, Danilo Alves o próximo passo é submeter aprovação do curso à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Consideramos muito importante essa parceria. Vamos submeter à Capes e estamos confiantes na aprovação do mestrado. A SAF chega para dar grande contribuição nessa área e fortalece a capacitação técnica que beneficiará a agricultura familiar da região”, informa.

De acordo com a coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia, professora Deyse Batista dos Santos, o mestrado vai impulsionar as cadeias produtivas locais. “Os profissionais devem desenvolver esse conhecimento dentro das cadeias produtivas locais. Somos os pioneiros com essa temática da agroecologia e juntos, vamos fortalecer a pesquisa, para estágios extracurriculares e curriculares de ensino técnico e de graduação”, conta.

Facebook
Veja também