Viagora

Regina Sousa participa de Festival da Farinhada em Boqueirão do Piauí

De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura Familiar (SAF), o objetivo do evento é divulgar a produção de derivados da mandioca.

No último sábado (06), a governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, participou da II Edição do Festival da Farinhada, na cidade de Boqueirão do Piauí. O evento tem como objetivo principal incentivar a produção de derivados da mandioca na cidade.

De acordo com a governadora Regina Sousa, a atividade de produzir farinha e outros derivados da mandioca é importante para muitos moradores.” É um evento cultural que reproduz a produção da farinha. Autorizei a criação de uma casa de farinhada para a região porque reconheço a importância dessa atividade para muitas famílias. Nasci e me criei vendo este processo, o beneficiamento da mandioca. Quero que isso aconteça agora com equipamentos modernos e agregando valor, com embalagem própria do produto”, disse a gestora.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíII Edição do Festival da Farinhada em Boqueirão do Piauí.
II Edição do Festival da Farinhada em Boqueirão do Piauí.

A governadora do Piauí ainda pontuou que a casa de farinhada a remeteu à sua infância. “Tudo de farinhada eu fiz, sei fazer tudo, e eu morei, nasci, numa casinha assim de teto e parede de palha. Foi reviver meus primeiros anos de vida”, concluiu Regina Sousa.

Segundo a prefeita de Boqueirão do Piauí, Genir Ferreira, as próximas edições do festival devem contar com mais evoluções no ramo. “Estamos resgatando nossas raízes e intensificando a cultura do nosso município, são três dias de muitas festividades e resgate as nossas raízes. Queremos que Boqueirão se torne a capital da farinha e acreditamos muito no potencial do nosso povo”, contou a prefeita.

Conforme informações da superintendente da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar (SAF), Liz Meireles, o investimento de R$ 498.330,70 deve fortalecer o trabalho nas casas de farinhada. “é um momento para fortalecer a agricultura familiar, inclusive é a missão da SAF. Estamos aqui hoje para valorizar a produção dos agricultores, é uma cidade que tem 50 casas de farinha artesanais. Então a chegada de uma casa de farinha com toda estrutura de beneficiamento, de empacotamento, vai agregar valor”, explicou a superintendente

Facebook
Veja também