Viagora

Teresina é a capital com a melhor educação básica do Brasil, diz Ideb

A capital conquistou o topo do ranking das capitais em dois segmentos, com Ideb 6,3 nos anos iniciais e 5,6 nos anos finais. Teresina ficou a frente de redes municipais premiadas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, divulgou dados referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), em que Teresina foi consagrada na primeira colocação como a capital com a melhor educação básica entre todas as outras do Brasil.

Conforme o Ministério da Educação, o índice é responsável por medir a proficiência dos alunos da educação básica em língua português e matemática, por meio das turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Foto: Ascom/SemecSala de Aula.
Sala de Aula.

A capital conquistou o topo do ranking das capitais em dois segmentos, com Ideb 6,3 nos anos iniciais e 5,6 nos anos finais. Teresina ficou a frente de redes municipais premiadas, como Palmas (TO), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE).

O prefeito Dr. Pessoa ressaltou que esta conquista é resultado de investimento da prefeitura de Teresina, bem como do trabalho dos educadores piauienses. O gestor ainda destacou que a educação é o foco de sua gestão.

“Esse é o objetivo desta gestão fazer com que Teresina se destaque nacionalmente no que há de mais importante, que é a nossa educação. Estamos cada vez mais engajados para investir nas nossas escolas, valorizando os professores e dando qualidade ao ensino. Queremos incentivar os nossos alunos a aprenderem e se tornarem cidadãos de bem”, declara o prefeito

O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, relembrou que o resultado vem em um período que os estudantes enfrentaram dificuldades no ensino durante a pandemia da covid-19.

“Podemos perceber como foi difícil para todas as redes de ensino lidar com uma nova forma de educação. Mesmo assim, conseguimos garantir a qualidade do ensino em Teresina, nossas estratégias funcionaram e estamos bastante orgulhosos dessa conquista”, ressalta Nouga.

A coordenadora de Avaliação da Semec, Sarah Carvalho, afirmou que é notório a dedicação dos estudantes, a gestora parabenizou o esforço dos educadores e o apoio das famílias neste período.

“Mesmo com os alunos distantes fisicamente das escolas, a dedicação das equipes escolares e o apoio das famílias nos levou a esse lugar de destaque nacional. Estamos bastante animados com o resultado. Teresina está de parabéns”, declarou Sarah Carvalho, coordenadora de Avaliação da Semec.

Facebook
Veja também