Viagora

"Eles não entenderam ainda", diz Thanandra sobre protesto de carroceiros

O indicativo de projeto de Lei propõe a proibição dos veículos de tração animal na zona urbana de Teresina no prazo de 34 meses após a sanção.

Na manhã desta terça-feira (6), carroceiros protestaram em frente à Câmara Municipal de Teresina, bloqueando com barricadas os dois sentidos da Avenida Marechal Castelo Branco, contra Indicativo de Projeto de Lei (PL) que busca proibir o uso de animais de carga para trabalho em Teresina de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota).

Em entrevista ao Viagora, a parlamentar destacou que o Projeto de Lei possui o objetivo de envolver tanto o trabalhador da classe carroçal como proteger os animais de maus tratos.  

Foto: Isadora Cavalcante/ ViagoraVereadora Thanandra Sarapatinhas
Vereadora Thanandra Sarapatinhas

“O projeto visa melhorar tanto a vida dos carroceiros como dos animais, porque eles estão brigando ali fora, mas acho que nem leram, eles não entenderam ainda. Eu quero inserir essas pessoas no mercado de trabalho e a prefeitura vai ter como obrigação botar eles no mercado de trabalho. Trabalhar de reciclagem ou trabalhar de qualquer outra coisa. E os animais irão para adoção ou fundações que trabalham com ecoterapia. Mas não pode deixar as pessoas passaram fome, e eles estão brigando dizendo que eu quero acabar com as carroças e eu realmente quero acabar, mas não quero deixar ninguém passar fome.”

Aplicação do Projeto de Lei

O projeto propõe a proibição dos veículos de tração animal na zona urbana de Teresina no prazo de 34 meses após a sanção. Ao ser questionada sobre a alternativa da profissão caso aprovado o Indicativo de PL, a vereadora Thanandra informou: “A prefeitura terá que fazer todo um estudo, vai qualificar eles, colocar na CTA, trabalho de reciclagem e quem não quiser trabalhar dessa forma, a prefeitura vai financiar bicicleta com caçambas acopladas, a prefeitura vai ter que dá um jeito. O importante é que o povo esteja trabalhando.”.

A vereadora do Patriota ressaltou que o trabalho da PL precisa ser simultâneo a Prefeitura de Teresina para que ambas as partes envolvidas [carroceiro e animal] não sejam prejudicados. “De acordo com o que eles forem qualificando as pessoas e colocando para trabalhar, quando já estiverem no emprego, aí que se retira o animal e a carroça. Não vai ser uma coisa separada da outra não, tem que ser é junto. Cadastrar todo mundo, todos os animais e qualificar o povo e botar no emprego e depois que estiver empregado vai ser condicionando a retirar o animal do carroceiro.”

Decisão da Prefeitura

Segundo Thanandra Sarapatinhas, até o momento, ainda se aguarda a decisão do prefeito de Teresina Dr. Pessoa, para a deliberação do projeto citado. “Na verdade, ele só foi lido aqui [Câmara Municipal dos Vereadores], ele vai pra Prefeitura por que é um Indicativo de Projeto de Lei, aí o prefeito [Dr. Pessoa] vai ler, vai ‘caçar’ um jeito de melhorar e modificar, aí quando o prefeito dê a canetada aí que volta pra cá para uma votação e aí sim vai começar a contar o prazo.”

Projeto Anterior

A vereadora já havia lançado Projeto de Lei que proibia o trabalho dos carroceiros aos finais de semana que foi cancelado devido a reação dos carroceiros, que atearam fogo em pneus bloqueando a Avenida Marechal Castelo Branco, no final de 2021.

Segundo o projeto, a iniciativa seria para que os animais pudessem descansar durante o fim de semana na capital e para que os carroceiros não ficassem prejudicados a Prefeitura de Teresina ofereceria um auxílio de até R$ 300 para os trabalhadores.

Facebook
Veja também