Rafael lança programa que busca regularizar 50 mil imóveis em Teresina
O governador pretende, através do Programa de Regularização Fundiária Urbana, regularizar 200 mil imóveis no Piauí, até o final da sua gestão.
Nesta sexta-feira (20), o governador Rafael Fonteles lançou o Programa de Regularização Fundiária Urbana (PROUrbe), que tem a meta inicial de regularizar, somente em Teresina, 50 mil imóveis construídos em terrenos pertencentes ao Estado, nos próximos 12 meses.
Conforme o governador, a iniciativa, realizada através da Secretaria de Administração (Sead), tem como base a Política Estadual de Regularização Fundiária Urbana, instituída através da Lei Nº 8.153/23, que visa identificar as ocupações individuais ou coletivas informais, consolidadas em imóveis públicos estaduais, e garantir a transferência da propriedade imobiliária aos respectivos ocupantes.

"Queremos garantir dignidade e segurança a essas famílias. Além disso, entendemos que é uma medida que fomenta a economia, haja vista que um imóvel regularizado é passível de financiamentos. Então, é um grande impacto econômico que irá retornar em mais investimentos e em melhor qualidade de vida à população", disse Rafael Fonteles.
Na solenidade também aconteceu a entrega simbólica de 4 mil títulos de propriedades de imóveis a moradores do residencial Jacinta Andrade, na zona norte de Teresina. O residencial é proveniente de uma ocupação irregular em terrenos do Estado.
O gestor piauiense apontou ainda que os beneficiários do Bolsa Família terão gratuidade no processo de regularização. Dentre as garantias do programa, está a anistia de juros e multas para quem têm parcelas em atraso e ainda não quitaram seus imóveis.
A longo prazo, Rafael Fonteles declarou que pretende, até o final da sua gestão, regularizar 200 mil imóveis no Piauí. "Até o final de 2026, iremos regularizar 100 mil imóveis urbanos e outros 100 mil rurais. É uma meta que reforça o nosso compromisso e prioridade em garantir títulos de propriedade aos piauienses", explicou o governador
Com a adoção do PROUrbe, o secretário de Administração, Samuel Nascimento, enfatizou que o processo de regularização ficará menos burocrático e mais resolutivo.
"Iremos mapear áreas, em todo o Piauí, em que se estabeleceram ocupações de moradias, para que elas sejam regularizadas. Além de regularizar essa situação, vamos atualizar o nosso inventário. Em resumo, o nosso objetivo é garantir moradia digna a essas pessoas", destacou o secretário.
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) é parceiro do programa e na oportunidade o presidente do órgão, desembargador Hilo de Almeida Sousa, relembrou o lançamento do Programa Regularizar junto a Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH), em agosto deste ano.
"É uma ação que nos enche de orgulho, pois vem de uma união de forças que traz grandes benefícios à população rural e urbana do Piauí", disse o presidente do TJ-PI.
Rafael Fonteles entrega medalhas a produtores rurais
A comenda foi criada em 4 de dezembro de 1992, por meio do decreto nº 8828, do então governador Freitas Neto.Governador Rafael Fonteles autoriza intervenção na Piauí Conectado
A medida foi estabelecida através do decreto nº 22.594, que foi publicado na edição suplementar dessa terça-feira (05).Dr. Pessoa inaugura banheiro para ostomizados em escola de Teresina
O banheiro adaptado foi implementado na Escola Municipal Olímpio Castro, localizada no bairro Vale do Gavião, zona Leste de Teresina.Primeira etapa do Porto Piauí será inaugurada na próxima quarta (13)
De acordo com o governador, o porto irá fortalecer diversos setores econômicos e atrair novos investimentos para o estado, com geração de novas oportunidades de negócios e de emprego e renda.Piauí registra 30,22 km de cabos condutores furtados em 2023
De acordo com a Equatorial, o valor equivalente a essa subtração de fios da rede elétrica alcança o montante de aproximadamente R$ 477 mil.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir