Semec de Teresina participa de divulgação do Censo Demográfico 2022
O secretário executivo de Ensino, professor Reinaldo Ximenes, foi o representante da secretaria na ocasião, que revelou os resultados da pesquisa
Na manhã da última sexta-feira (27), foram divulgados os novos dados do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A divulgação dos resultados da pesquisa, que reflete características da população brasileira sob aspecto de idade e sexo, aconteceu no Auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (CCHL-UFPI), localizado na zona Leste de Teresina.
De acordo com a Prefeitura de Teresina, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) participou do evento. Os dados coletados pelo Censo são fundamentais para o processo de avaliação e acompanhamento de políticas públicas implantadas no país, em áreas como saúde, educação, previdência social e mercado de trabalho.
A Prefeitura afirma que, dentre os resultados registrados, a Semec prioriza aqueles que se referem à população na faixa etária de 0 a 14 anos de idade, parcela em que estão inseridos os alunos atendidos pela Rede Municipal de Educação. Os dados do IBGE mostram que essa específica faixa etária sofreu redução na participação total da população. Em 1980, a parcela representava 45,5% do total populacional. Já em 2022, os jovens são apenas 20,8% da população, o que significa uma redução de 54,28% na participação do total de piauienses.
Segundo a gestão estadual, o Censo Demográfico 2022 registrou que, atualmente, a população total do Piauí é composta por 3.271.199 habitantes. A cidade de Teresina, por sua vez, possui população de 866.300 habitantes.

O professor Reinaldo Ximenes, secretário executivo de Ensino da Semec, marcou presença no evento da sexta-feira. “Os dados atualizados da população vão permitir que a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, execute melhor as políticas públicas voltadas ao ensino. E estamos ansiosos pela divulgação da população autista. Antes, tínhamos uma média de 1 a 2 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por escola. Hoje temos de 2 a 3 alunos por turma. De posse dos dados, temos como oferecer um suporte mais adequado”, afirmou o gestor, que representou o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, na ocasião.
“As informações trazidas pela Censo são de grande importância, na área da educação, pois permite conhecer onde está o analfabetismo e onde construir uma creche, por exemplo, em que idade temos mais ou menos pessoas. Com isso, a gestão pública tem como destinar os recursos com mais assertividade”, declara Leonardo Passos, Superintendente Estadual do IBGE no Piauí.
De acordo com a Prefeitura da capital, o Instituto deve promover, ainda durante este ano, novos encontros, com o intuito de divulgar informações de setores específicos. O IBGE ainda afirma que os dados detalhados acerca da educação de Teresina e do Piauí serão revelados em breve.
Teresina
Piauí
Prefeitura de Teresina
Secretaria Municipal de Educação - Semec
IBGE
Censo 2022
Procon fiscaliza estabelecimentos comerciais em Corrente e Cristalândia do Piauí
Segundo o relatório, os fiscais estiveram em supermercados, farmácias, hortifrutis, panificadoras, óticas, revendas de água e lojas agropecuárias.CRM do Piauí divulga nota de pesar pela morte do neurocirurgião Jacinto Lay
Segundo informações preliminares, o profissional estava internado em estado grave após apresentar complicações relacionadas ao câncer de pele que estava em estágio de metástase.Tribunal de Justiça do Piauí empossa administrativamente novas desembargadoras
De acordo com o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, a chegada das novas integrantes engrandece a Corte.Prazo para aderir ao RefisTHE 2026 termina no dia 31 de julho
O prazo, que havia sido prorrogado pelo prefeito municipal, vai até o dia 31 de julho de 2026.Policial Civil é condenado a 16 anos de prisão por homicídio em Teresina
O promotor de Justiça Régis de Morais Marinho sustentou a condenação do acusado pela prática do crime previsto no Art 121, do Código Penal.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir