Viagora

Estados Unidos quer investir na exploração de minerais no Piauí

De acordo com o Governo do Piauí, o governo norte-americano tem o objetivo de fabricar baterias com o material que será extraído.

O município de Capitão Gervásio Oliveira, localizado a 519 km de Teresina, no sul do Piauí, está sendo cotado pelo governo dos Estados Unidos para a exploração de minerais como o cobalto, lítio e níquel, com o objetivo de produzir baterias.

De acordo com o Governo do Piauí, a empresa TechMet está de olho nesses materiais que são considerados essenciais, pois são usados na produção de carros e dispositivos eletrônicos. O interesse norte-americano é garantir reservas de materiais, evitando o excesso de importação.

Segundo informações do Governo do Piauí, o projeto liderado pela empresa, que já foi aprovado pelo governo dos Estados Unidos, quer produzir materiais para a fabricação de baterias. A agência governamental americana, Development Finance Corporation (DFC), pretende apoiar investimentos com práticas tecnológicas eficientes e com responsabilidade ambiental.

O governo de John Biden prioriza a exploração de materiais para a produção de bateria porque 80% das reservas estão concentradas em países considerados autocratas.

Por: Alexia Dias

Facebook
Veja também