Viagora

Nova Maternidade Evangelina Rosa realiza programação Novembro Roxo

O intuito é alertar a sociedade sobre os cuidados e a prevenção do parto prematuro.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, iniciou nessa segunda-feira (13), as ações em alusão à campanha Novembro Roxo. A programação é promovida pelo grupo de Tutores do Método Canguru da maternidade.

Na abertura do evento, a diretora da Nova Maternidade, Carmem Ramos, agradeceu e reconheceu o trabalho realizado pelas equipes do hospital. Ainda na ocasião, a neonatologista e coordenadora Estadual do Método Canguru, Isabel Almeida, explicou que a campanha visa alertar sobre o crescente número de partos prematuros anualmente, além de buscar ações de prevenção e cuidados com bebês prematuros, destacando também a importância do apoio às famílias que passam por essa situação.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíNova Maternidade Dona Evangelina Rosa
Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), a média de prematuridade no Piauí equipara-se à nacional, 340 mil nascimentos ao ano. Em 2022, foram registrados 13,6% de nascimentos prematuros no Brasil e 11,5% no Piauí. Em 2023, o estado alcançou 13,7% de prematuridade.

Atualmente, na Maternidade Dona Evangelina Rosa, 25% dos nascidos vivos são prematuros. A prematuridade é a principal causa global da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade. Mundialmente, cerca de 15 milhões de crianças nascem prematuras a cada ano.

Programação

A Semana da Prematuridade contará com palestras, mesas-redondas, encontros com pais e oficinas multiprofissionais. Também estiveram presentes no evento o superintendente da Associação Reabilitar, Aderson Luz Carvalho; a representante do Comitê do Pacto pelas Crianças, Adriane Coutinho Lelis; a coordenadora geral de Neonatologia da NMDER, Lilian de Oliveira; o diretor de Ensino e Pesquisa da NMDER, Joaquim Parente, além de profissionais de saúde e outras autoridades no assunto.

Por: Alessandra Fonseca

Facebook
Veja também