Viagora

Licitação da Agespisa será em março com lance mínimo de R$ 1 bilhão

Segundo o governo, uma consultoria está organizando o processo, fazendo os estudos econômicos.

Na manhã dessa segunda-feira (06), o governador Rafael Fonteles, em entrevista coletiva, no Palácio de Karnak, confirmou para os meses de março e abril de 2024 uma licitação de R$ 1 bilhão. A verba é destinada à concessão dos serviços da Agespisa, estatal responsável pela operacionalização do abastecimento de água e tratamento de esgoto no Piauí.

Segundo o governo, uma consultoria está organizando o processo, fazendo os estudos econômicos, uma outorga mínima de 1 bilhão de reais, juntamente com menor tarifa. A concessão será feita em conjunto com os municípios.

"A ideia é que, no primeiro semestre, possivelmente no mês de março ou abril, a gente tenha esse edital. Claro que temos que passar por várias etapas, conclusão dos estudos de engenharia, aprovação no conselho na Assembleia da MRAE, que é composta por 224 prefeitos e pelo governador, inclusive o Estado é minoritário, tem 40% das cotas dessa microrregião", explica Rafael Fonteles.

O chefe do Executivo Estadual ressalta a necessidade de audiência pública para validar o edital e que os órgãos de controle vão atuar.

"É claro que isso é muito menor que o passivo da Agespisa, mas pelo menos ele vai poder endereçar parte desse passivo na nossa empresa. O fato é que nós temos que atingir 90% de atendimento de esgoto até 2040 e 99% de atendimento de água", frisa o governador. "Estamos muito distantes da meta. Temos que, portanto, seguir a lei, cumprir a legislação", finaliza o gestor.

Por: Alexandra Fonseca.

Facebook
Veja também