Viagora

PRF apreende 600 kg de caranguejo no bagageiro de ônibus em Campo Maior

O inspetor Dielson Moita, da PRF, informou que além de produtos de origem animal, outros também foram apreendidos.

Nessa quinta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) sobre uma carga com produtos de origem animal sem certificação de inspeção sanitária em uma apreensão feita no município de Campo Maior, no Piauí.

A Adapi identificou que eram de 600 kg de patas e carne de caranguejos sem o devido acondicionamento, em um ônibus vindo do Pará com destino ao Ceará.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíAdapi e PRF realizam apreensão em Campo Maior
Adapi e PRF realizam apreensão em Campo Maior.

"Os policiais entraram em contato e trouxemos o ônibus a Teresina para realizar os procedimentos fiscais e sanitários. A carga de pescado já estava beneficiada, portanto, teria que transitar rotulada e, pelo contrário, não havia rotulação sanitária, além de estarem acondicionados apenas em caixa de isopor sem gelo e transportados no bagageiro do ônibus”, explicou a gerente de trânsito da Adapi, Daniela Rabelo.

Ainda segunda Daniela, diante do ocorrido, foi realizada a apreensão e destruição dos 600 kg de pescado por transporte irregular. “Poderia ocasionar riscos a quem viesse consumir esses produtos”. A multa aplicada ao transportador foi de 800 UFR-PI (Unidade Fiscal de Referência do estado do Piauí), que equivale a R$ 3.456,00", enfatizou a gerente de trânsito.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíAdapi e PRF apreendem 600 kg de patas e carne de caranguejos sem certificação.
Adapi e PRF apreendem 600 kg de patas e carne de caranguejos sem certificação.

O inspetor Dielson Moita, da PRF, informou que além de produtos de origem animal, outros também foram apreendidos. "O ônibus foi abordado por volta das 19h40, nas proximidades da unidade operacional da PRF de Campo Maior, e durante os procedimentos de fiscalização foi constatado que o veículo também portava no seu interior várias mercadorias dentre eletrônicos e descartáveis, sem a devida comprovação fiscal. Diante disso, o veículo foi encaminhado para Secretaria de Fazenda, para o posto da Receita do Estado e também foi comunicado a Adapi para os devidos procedimentos em relação aos produtos de origem animal", disse.

De acordo com a Adapi, para fazer transporte de alimentos de um estado para outro é necessário que o produto tenha certificado sanitário SIM - SISBI ou SIE - SISBI ou SIF, além de que quando se trata de produtos perecíveis, é necessário que se transporte sob refrigeração para que não se comprometa a saúde da população ao consumir o alimento.

Facebook
Veja também