Viagora

Ministra Cida Gonçalves e Dr. Pessoa visitam obra da Casa da Mulher Brasileira

A ministra informou que o Governo Federal, tem como proposta a ampliação da Casa da Mulher Brasileira em todas as capitais do Brasil.

  • Matheus Santos/Viagora Ministra da mulher, Cida Gonçalves1 / 11 Ministra da mulher, Cida Gonçalves
  • Matheus Santos/Viagora Ministra da mulher, Cida Gonçalves2 / 11 Ministra da mulher, Cida Gonçalves
  • Matheus Santos/Viagora Superintendente Roncalli Filho3 / 11 Superintendente Roncalli Filho
  • Matheus Santos/Viagora Prefeito Dr.Pessoa4 / 11 Prefeito Dr.Pessoa
  • Matheus Santos/Viagora Prefeito Dr. Pessoa5 / 11 Prefeito Dr. Pessoa
  • Matheus Santos/Viagora Karla Berger6 / 11 Karla Berger
  • Matheus Santos/Viagora Secretária Zenaide Batista7 / 11 Secretária Zenaide Batista
  • Matheus Santos/Viagora Placa da Obra8 / 11 Placa da Obra
  • Matheus Santos/Viagora Obra da Casa da Mulher em Teresina9 / 11 Obra da Casa da Mulher em Teresina
  • Matheus Santos/Viagora Obra da Casa da Mulher em Teresina10 / 11 Obra da Casa da Mulher em Teresina
  • Matheus Santos/Viagora Obra da Casa da Mulher em Teresina11 / 11 Obra da Casa da Mulher em Teresina

Na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), recebeu a visita da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, no andamento da obra da Casa da Mulher Brasileira, que fica localizada na zona Norte de Teresina.  

Estavam presentes a secretária de Enfretamento à Violência a Contra a Mulher, Karla Berger, o superintendente da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizas (Saad Centro), Roncalli Filho, a secretária de Estado da Mulher, Zenaide Lustosa, entre outras autoridades municipais.

O prefeito Dr. Pessoa afirma que além da Casa da Mulher Brasileira, também será construído o Hospital da Mulher. O gestor destaca que as mulheres serão acolhidas, com proteção jurídica e social.

“Em pouco tempo de administração do Governo Federal, está vindo uma ministra aqui e para ser mais enfático, da Mulher. Mulheres essas que merecem, no meu plano de governo tem o Hospital da Mulher, que a partir da próxima semana que vem, já vai ter a placa, o terreno nós compramos e as obras estão indo para a licitação. A obra estava engavetada não sei quanto tempo, fomos junto com a Karla Berger, o ministro João Henrique, a deputada Margarete Coelho entre outras pessoas, só assim que a obra está saindo. O terreno aqui foi investimento da Prefeitura em prol da Mulher Brasileira. Aqui vai funcionar praticamente tudo em relação a mulher piauiense, a mulher teresinense, com a proteção jurídica, com a proteção social. Ai daquele que agredir a mulher! Tudo vai ser aqui e isso não quer dizer que outras regiões não tenham também secretaria. Aqui [o espaço] é completo. A mulher vai sair daqui protegida”, disse.

A secretária Karla Berger frisou a importância da visita na ministra na obra, isso revela o valor da parceria entre o Governo Federal com o municipal, também no avanço das políticas públicas para as mulheres.

“É um dia histórico para nós mulher, porque hoje estamos recebendo aqui a ministra Cida Gonçalves. E é importante a gente falar que essa parceria do Governo do Estado do Piauí com a Prefeitura Municipal de Teresina, é super e de fundamental importância pro avanço das políticas públicas para as mulheres. E aqui, gostaria muito de agradecer ao prefeito Dr. Pessoa por todo a sensibilidade na política da mulher, a gente conseguiu o recurso para a compra desse terreno e assegurar em Brasília em visita com o João Henrique, nosso secretário de Planejamento e o próprio prefeito de Teresina esse recurso pra que nós pudéssemos estar hoje bem avançados nessas obras. O próprio prefeito sempre em contato com a Secretaria da Mulher e com a Saad Centro, para que as obras possam estar o mais aceleradas possíveis para que a gente possa entregar às mulheres ainda em agosto deste ano”, explicou.

O superintendente da Saad Centro, Roncalli Filho, conta que a obra está prevista para ser entregue em agosto, no aniversário da capital.  De acordo com ele, a obra tem investimento de R$ 5 milhões e contará com cartório, promotoria, delegacia e atendimento psicológico para as mulheres teresinenses.

“Primeiramente queria externar que a Prefeitura de Teresina através do prefeito Dr. Pessoa, não mediu esforço para que essa obra saísse do papel. Comprando o terreno que aqui estar a obra, segundo, o processo de licitação foi em tempo hábil para que não fosse perdido o recurso, e terceiro, a forma que a obra está sendo tocada pela Saad Centro. A gente tem um cronograma físico e financeiro de finalizar a obra em agosto, entregar aniversário de Teresina, está sendo investido R$ 5 milhões de reais, e aqui vai ser um projeto integrado do Governo Federal, com o Governo Estadual e Prefeitura. Como? Vai ter delegacia, promotoria, cartório, abrigamento para as mulheres, atendimento psicológico”, afirmou.

A ministra Cida Gonçalves revela que o Governo Federal, tem como proposta a ampliação da Casa da Mulher Brasileira em todas as capitais do Brasil. “Está na nossa proposta a ampliação de Casas da Mulher Brasileira, é não só nas capitais, mas no interior. Em Teresina, já estar adiantada e eu espero que seja uma das primeiras que seja inaugurada no nosso governo. Então, parabéns ao povo do Piauí, ao Governo do Estado, a Prefeitura Municipal, por esse trabalho e desempenho”, disse.

Na oportunidade, Cida Gonçalves enunciou que na Rede de Enfrentamento de Violência Contra as Mulheres, está sendo discutido com o ministro da Justiça, Flávio Dino, juntamente com o ministro do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, uma série de medidas para a complexidade de casos de feminicídio no país.

“No Enfretamento de Violência Contra as Mulheres nós temos várias propostas que serão lançadas no 8 de Março, estamos discutindo com diversos ministérios, com o ministro Flávio Dino, com o ministro Wellington Dias, com a ministra Nísia, para que nós possamos efetivamente traças linhas. Porque a questão da violência contra as mulheres é de uma complexidade que exigem ações de todos os ministérios de todas as secretárias. Então nós queremos enfrentar o feminicídio, nós temos ações pra um Pacto Nacional de Enfretamento ao Feminicídio, nós vamos rever Programa Mulher Viver sem Violência e nós já estamos reestruturando o disque 180 para atender as mulheres, pra que possa fazer um atendimento de todos as formas de violência contra as mulheres”, contou.

A secretária estadual da Mulher, Zenaide Lustosa, comunicou que o Governo do Estado fará a entrega de três Casas da Mulher no Piauí. “Vamos entregar três Casas da Mulher Brasileira, é uma parceria do Governo Federal, Governo do Estado e município, onde seria Teresina, São Raimundo Nonato e em Picos”, revelou.

Facebook
Veja também