Viagora

Protocolo espanhol será implantado no Piauí até março, diz Chico Lucas

Segundo o secretário de segurança, o protocolo tem medidas que visam combater agressões sexuais em ambientes de festas no estado.

O secretário de Segurança Pública do Estado, Chico Lucas, falou durante entrevista que o protocolo espanhol “No Callem”, começará a ser implementado em restaurantes e bares até o mês o março em todo o Piauí. 

Após a visita da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, o secretário afirma que a medida foi discutida e que o protocolo está sendo elaborado. Chico Lucas destaca que número de mulheres que registram B.O é bem menor em relação aos resultados de feminicídio no estado, e frisa que toda a sociedade precisa denunciar em casos de agressões e assédio contra a mulher.

Foto: Matheus Santos/ViagoraChico Lucas
Chico Lucas

“O que foi discutido é que a partir de março, nós estamos um protocolo. O que é um protocolo? Nós temos várias leis de proteção e precisam funcionar. A primeira coisa e a mais grave que percebemos, foi o sub registro, então quase 60% das mulheres ainda não registram ocorrências de violência que elas sofrem. Quando a gente olha o número das que foram vítimas de feminicídio, a grande maioria não registrou boletim de ocorrência, ou seja, as autoridades policiais sequer tomaram conhecimento dessa violência, isso parte de cultura que normalizava que ‘briga de marido e mulher, ninguém mete a colher'. Então todos nós, homem, mulher, vizinho e sociedade, têm que denunciar uma mulher que é vítima de violência, e é isso que vamos colocar no protocolo”, disse o secretário.

Na oportunidade, Chico Lucas explicou que durante a ocorrência será possível realizar a denúncia de diversas formas, entre elas, o meio digital.

“A ocorrência do fato criminoso vai ser possível de ser comunicada de várias formas. Nós estamos discutindo inclusive de facilitar por meios digitais, por meios virtuais, para não ter mais nenhum tipo de dificuldade de quem quer registar o B.O”, declarou.

No Callem

O protocolo No Callem foi criado pelo governo de Barcelona em 2018, com o objetivo de combater agressões sexuais e violência contra mulher em espaços de lazer. Os locais aderentes ao protocolo recebem treinamento e acompanhamento, e devem aplicar medidas específicas para combater a violência.

A medida dá um papel de destaque aos funcionários dos estabelecimentos, que devem ser capacitados para saber como prevenir e identificar a violência e como agir em casos de agressões e assédio sexual.

Facebook
Veja também