Viagora

Batalha do Jenipapo: Missa em ação de graças é celebrada no bicentenário

A celebração de missa ocorreu às 12h na Catedral de Santo Antônio, localizada no centro histórico de Campo Maior, e contou com a presença de autoridades políticas e artistas.

  • Matheus Santos/Viagora Padre que celebrou missa em ação de graças.1 / 8 Padre que celebrou missa em ação de graças.
  • Matheus Santos/Viagora Ministro Wellington Dias.2 / 8 Ministro Wellington Dias.
  • Matheus Santos/Viagora Primeira-dama Isabel Fonteles e governador do Piauí, Rafael Fonteles.3 / 8 Primeira-dama Isabel Fonteles e governador do Piauí, Rafael Fonteles.
  • Matheus Santos/Viagora Autoridades políticas prestigiam missa no bicentenário da Batalha do Jenipapo.4 / 8 Autoridades políticas prestigiam missa no bicentenário da Batalha do Jenipapo.
  • Matheus Santos/Viagora Missa em ação de graças.5 / 8 Missa em ação de graças.
  • Matheus Santos/Viagora Governador Rafael Fonteles.6 / 8 Governador Rafael Fonteles.
  • Matheus Santos/Viagora Missa em ação de graças.7 / 8 Missa em ação de graças.
  • Matheus Santos/Viagora Ministro Wellington Dias e vice-governador Themístocles Filho.8 / 8 Ministro Wellington Dias e vice-governador Themístocles Filho.

Nas comemorações que marcaram o bicentenário da Batalha do Jenipapo nesta segunda-feira (13), foi celebrada uma missa em ação de graças na Catedral de Santo Antônio, localizada no centro histórico de Campo Maior. O governador do Piauí, Rafael Fonteles esteve presente na ação que homenageou os heróis da luta, além de outras autoridades como o Ministro da do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias e o prefeito da cidade João Félix.

O embate que teve como berço o território piauiense ocorreu em 13 de março de 1823 às margens do rio na vila de Campo Maior, além disso Cearenses e maranhenses também ajudaram na resistência contra as tropas portuguesas.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva prestigiou a solenidade e pontuou a importância da batalha do Jenipapo para a conquista da independência do Brasil.

“Uma ação importante do Governo do Estado esse resgate histórico, muitos piauienses como bem frisou o governador, não conhecem a história dessa batalha e a importância dela para a independência do Brasil”, frisa o parlamentar.

Também esteve presente o prefeito de Campo Maior que destacou a árdua luta vivida pelos piauienses e solicitou ao governador durante seu discurso que o 13 de março se tornasse feriado estadual para reconhecimento da relevância do embate.

“Eu vejo que é um momento de grandeza para nós de Campo Maior, piauienses, relembrar esse passado que aconteceu há 200 anos que é motivo de alegria para nós. Vivemos e morados em Campo Maior onde nossos antepassados, nossos irmãos deram sua vida pela independência não só do Piauí, mas do Brasil, que não se deu no 7 de setembro e sim logo após o 13 de março. Eu pedi ao governador que colocasse o 13 de março como sendo feriado a nível estadual, nós temos em Campo Maior, mas nós temos que levar esse reconhecimento de todo o Piauí, todo o Brasil, o marco que foi feito para a nossa cidade”, afirma.

Além da missa, também foram realizadas entregas de medalhas e diplomas referente ao Mérito Renascença do Piauí. Os agraciados receberam o reconhecimento das mãos do governador Rafael Fonteles, que é o grão-mestre da Ordem do Mérito Renascença do Piauí. Na ocasião, o Chefe do Executivo estadual frisou a merecida homenagem.

“Estamos aqui para homenagear os heróis do passado e do presente que ajudam na luta por novas independências, mais dignidade, cidadania, democracia, mais direitos para nossa população como um todo”, destaca o governador.

Facebook
Veja também