Viagora

Imepi e OAB fiscalizam supermercado na Operação Páscoa em Teresina

A primeira fiscalização foi realizada nesta quarta-feira (15) em um supermercado na zona Sul da capital. A ação que ocorreu no Dia do Consumidor segue até o dia 14 de abril.

Nesta quarta-feira (15), Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) deu iniciou a Operação Páscoa com a primeira fiscalização sendo realizada em um supermercado na zona Sul de Teresina.

A diretora geral do Imepi, Patrícia Leal explicou que a ação ocorre no Dia do Consumidor e segue até o dia 14 de abril. A operação tem como finalidade defender os direitos dos consumidores e garantir que o cliente não seja lesado na hora da compra.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíFiscalização durante Operação Páscoa em Teresina.
Fiscalização durante Operação Páscoa em Teresina.

“A equipe técnica do Imepi trouxe os representantes da comissão da OAB para acompanhar um dia de fiscalização e saber como são os procedimentos adotados nas operações. Também aproveitamos a oportunidade para estreitar laços e colocar nossa equipe à disposição da OAB”, destaca a diretora.

De acordo com o Imepi, a fiscalização durante o período da páscoa acontecerá em duas fases, sendo que a primeira consistirá na coleta de produtos para análise quantitativa no laboratório de Pré-medidos do Instituto.

Enquanto a segunda fase contará com a perícia dos alimentos recolhidos onde será analisado o peso que indica na embalagem. Se aprovados, os produtos podem ser doados para instituições beneficentes devidamente cadastradas. Já se houver irregularidade, os alimentos, que não atenderem às normas exigidas pela portaria do Imepi, serão reprovados e os estabelecimentos autuados com multa.

Facebook
Veja também