Viagora

Piauí poderá ser destaque em Hidrogênio Verde, diz Rafael Fonteles

O governador do Piauí comentou nesta segunda-feira (27), sobre a sua ida para a Estônia, país no Leste Europeu.

Na manhã desta segunda-feira (27), o governador Rafael Fonteles (PT), falou sobre sua viagem para Estônia, país localizado no leste da Europa. O chefe do executivo tratará também sobre investimentos no intuito de transformar o Piauí no estado mais digital do Brasil.

Na última semana, o governador enviou um pedido de viagem para a Assembleia Legislativa (Alepi), já aprovado, para ausentar-se no período de 31 de março a 5 de abril, e de 6 a 9 de abril.

Foto: Bruna Sousa/ViagoraGovernador Rafael Fonteles
Governador Rafael Fonteles

Rafael Fonteles destacou que estará juntamente com ele, o presidente da Investe Piauí, Vitor Hugo e outros secretários estaduais. O petista frisa que além dos serviços digitais, será tratado sobre ecossistema e startups.

“Devo viajar na sexta-feira para São Paulo e de São Paulo pego o voo para Tallinn na Estônia, fico quatro dias e depois três dias basicamente em Lisboa, Portugal. Na Estônia a gente já mandou uma missão no governo Wellington Dias, liderada por Vitor Hugo que era presidente da Investe Piauí no ano passado. E agora um ano depois vai enquanto governado e outros secretários de outras áreas para ver um dos países mais digitais do mundo em termos de governo digital, a experiência da Estônia é incrível, mais de 99% dos serviços públicos estão disponíveis na internet, e isso obviamente gera um meio de eficiência muito grande, fora o ecossistema de renovação de startup que a gente tem muito evidente naquele país”, explicou.

Na oportunidade, o governador contou como será o trajeto de partido e os destinos na Europa. Rafael também afirmou que o Piauí poderá ser um destaque nacional em Hidrogênio Verde, já que se destaca em Energia Eólica.

“Então vai ser uma agenda completa no domingo, começa segunda, terça e quarta, na quarta já me desloco para Lisboa para poder falar sobre o Plano do Piauí para ser realmente um líder no Brasil e nas Américas em relação a produção de hidrogênio verde que é uma grande aposta para o futuro, para termos uma geração de energia limpa. Então o hidrogênio tem tudo para substituir essa matriz de combustíveis fosses e o Piauí está preparado para isso, que já é referência em energia eólica e solar e também será referência na produção hidrogênio verde para mais finalidades inclusive para abastecer o mercado europeu”, disse Fonteles.

Facebook
Veja também