Cooperativas que recebem material reciclável são inspecionadas em Teresina
O trabalho pretende verificar a situação de trabalho e examinar a adequação das instalações para as atividades.
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habilitação (SEMDUH), realizou uma vistoria nas cooperativas cadastradas para receber material reciclável da coleta seletiva. De acordo com a Secretaria, a inspeção pretende analisar a situação de trabalho e examinar a adequação das instalações para as atividades.
“Essas cooperativas assinaram o Termo de Cooperação com a SEMDUH. Nós estamos verificando como está sendo trabalhado o material que é doado dos PEV’s (Postos de Coleta Seletiva) e grandes geradores. Estamos verificando, por exemplo, como é feita a triagem e a destinação desses resíduos”, esclarece a técnica operacional da SEMDUH, Michelly Noleto.

Conforme a SEMDUH, as cooperativas visitadas até o momento foram: Cootermapi, Emaús e Amavare. Durante essa semana, a Recicla Codipi também vai passar por verificação.
Localizada no bairro Samapi, zona Leste de Teresina, a Emaús recebe em torno de 30 a 40 toneladas de material reciclável por mês. Segundo a presidente da cooperativa, Giligan Ferreira, eles fazem também coleta própria e restauram móveis usados para ajudar na renda das 18 famílias beneficiadas.
Na Cootermapi, situada no bairro Saci, 50 famílias são cadastradas atualmente, e dão preferência para as mães solo. Segundo a cooperativa, esperam que a quantidade de trabalhadores cresça assim que o número de resíduos aumente.
Já a Amavare, localizada no bairro Polo Sul de Teresina, atende nove famílias. Em maioria, os resíduos tratados são plásticos e papéis.“A separação é muito importante para nós. É daqui que tiramos o sustento das nossas famílias. Por isso, pedimos que as pessoas separem corretamente seu lixo para facilitar nosso trabalho, para que a gente possa crescer, incluir mais famílias nesse processo. As pessoas precisam entender que tudo que é descartado pode ser benéfico para alguém”, pede Valéria Gardênia, da coopeerativa.
Por Kalita Leão
Teresina
Piauí
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação - Semduh
Prefeitura de Teresina
vistoria
Reciclagem
Zona Leste
Relatório fiscal do último quadrimestre de 2024 é apresentado na Alepi
Conforme o levantamento, as receitas correntes do Piauí subiram de 16 bilhões, em 2023, para 17,9 bilhões em 2024.Divisa inicia capacitação sobre inspeções sanitárias no Piauí
Segundo a DIVISA, a primeira oficina está sendo realizada em São Raimundo Nonato, contemplando os 20 municípios que compõem o território da Serra da Capivara.Rafael Fonteles anuncia realização de seis concursos públicos em 2025
O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na inauguração do novo prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).PM do Piauí recebe mais de 600 recrutas para curso de formação de soldado
De acordo com o governo, são 375 homens e 291 mulheres que se preparam para passar por adaptações visando assumir a nova função.Piauí terá isenção automática de IPVA para motos e veículos antigos
Além disso, caminhoneiros, taxistas, Pessoas com Deficiência (PcD) também tem direito à isenção do IPVA.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir