Viagora

Campanha Março Lilás reforça prevenção contra câncer de colo de útero

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2023 são estimados 17.010 mil casos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI), divulgou que durante todo este mês, será realizada a campanha “Março Lilás”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor maligno mais recorrente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2023 são estimados 17.010 mil casos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres. Esses dados mostram a importância para estar atento aos sinais que podem indiciar um diagnóstico precoce da doença.

A presidente da RCC-PI, Carmen Campelo, afirma que a Instituição conduz ações de orientação para que as pessoas possam se informar e obter um tratamento. “Se a mulher tem entre 25 e 64 anos, é necessária a realização do exame preventivo com periodicidade. Esse é o principal ponto para prevenir e tratar esse tipo de câncer”, destacou.

A RFCC-PI informou que a população deve se imunizar com a vacina HPV, cujo imunizante é distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela protege contra quatro tipos de HVV (6, 11, 16 e 18), que abrange os dois principais tipos responsáveis pelas verrugas genitais. São necessárias duas doses para proteção completa, para meninas e meninos dentre 9 e 14 anos.

Câncer de colo de útero

Essa doença é causada pela infecção persistente por alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV), que em muitos casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para câncer. Existem fatores que aumentam o risco de desenvolvimentos da doença, alguns deles são: o início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros, tabagismo e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Facebook
Veja também