Viagora

Rafael sugere que Franzé e Fábio Novo cessem conflito, diz João de Deus

De acordo com o presidente do diretório estadual do partido, nessa terça-feira (04), aconteceu uma reunião sobre o assunto.

O presidente do diretório do PT do Piauí, João de Deus, falou nesta quarta-feira (04) sobre os recentes desentendimentos entre os deputados Franzé Silva e Fábio Novo acerca das articulações e escolha do pré-candidato a prefeito de Teresina, nas eleições de 2024.

De acordo com o petista, o partido não vai articular politicamente sobre o acordo feito entre o presidente da Alepi e o líder do governo na Casa e destaca que o governador Rafael Fonteles sugeriu que eles possam conversar e resolver entre si.

Foto: Bruna Sousa/ViagoraJoão de Deus
João de Deus

“O que nós comunicamos para o deputado Fábio e para o deputado Franzé é que não vamos entrar nesse método de acordo. Inclusive o próprio governador sugeriu que eles conversassem entre eles e tentassem pacificar essa relação. Então o partido não vai entrar nesse meio de acordo entre um e outro, porque nós não participamos de qualquer acordo”, explicou João de Deus.

O presidente do PT afirma que foi realizada uma conversa com Fábio Novo, e que o foco do partido é criar estratégias para solucionar os problemas de Teresina para colocar no plano de governo no pleito de 2024 na capital, e que tudo será resolvido no âmbito da sigla.

“Ontem nós conversamos com o deputado Fábio Novo, com o deputado Cícero Magalhães, uma conversa muito boa, certo? Mas no sentido assim, de trazer essa discussão, de definição de candidatura mais para o âmbito do partido. Não tornamos ela pública, até porque o momento a gente tem dito que é para gente estar vendo como solucionar os problemas de Teresina. O PT faz parte da administração do país, então todo o esforço do PT tem que ser para ajudar nos problemas da população. No entanto, tem partidos políticos que tem suas estratégias de forma bem antecipada, e é isso o que o PT está fazendo, esse é um debate que a gente quer fazer internamente e não ainda com a população, porque vai ter o momento que vamos conversar com o público”, explicou.

Questionado se o chefe do Executivo Estadual teria citado as trocas de farpas entre Franzé e Fábio Novo, João de Deus frisa que Rafael Fonteles aconselha uma conversa madura para cessar os conflitos internamente na base.

“Ele sugeriu que esses conflitos de acordos com uma e outra liderança, que sejam resolvidos entre eles. Eles que procurem conversar como pessoas maduras, que estão inclusive em portes importantes do serviço público como parlamentares. Então que eles conversem entre eles e que possam sanar esses conflitos entre eles com uma boa conversa, e é assim que a gente tem que fazer”, contou.

Motivo do desentendimento 

O motivo do desentendimento remete a um acordo firmado entre os deputados petistas quando da eleição para presidente da Assembleia Legislativa. O deputado Fábio Novo apoiou a eleição de Franzé Silva e em troca, Franzé apoiaria o nome de Novo para disputar a prefeitura de Teresina na eleição de 2024. Com Franzé disputando a pré-candidatura para prefeito da capital, Fábio Novo se sentiu traído pelo colega de partido.

Facebook
Veja também