Viagora

Projeto Amor sem Raça Definida distribui kits para pets em Teresina

De acordo com o Governo do Estado, além da distribuição de kits com coleira para prevenção de doenças, também foram emitidos 70 RG's para pets.

Nessa quarta-feira (04), o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), lançou o projeto “Amor sem Raça Definida”, no Parque da Cidadania, em Teresina.

De acordo com o governo do Estado, a ação visa a divulgação e reconhecimento dos direitos dos animais de rua, com atos de conscientização sobre a saúde e lazer dos bichos. Ainda foram distribuídos para a população presente, kits com coleira para prevenção de doenças, frutas e petisco de limpeza dental para cachorros. Brincadeiras e premiações também foram feitas, além de emissão de 70 RG's para os pets

Foto: Reprodução/ Governo do EstadoLançamento do projeto Amor sem Raça Definida
Lançamento do projeto Amor sem Raça Definida

Para o secretário da Semarh, o projeto é necessário na luta do bem-estar dos animais. “Este é um evento simbólico e ao mesmo tempo muito grande e significativo para a causa animal, pois promove, de formas variadas, valorização e cuidado dos animais e de seus direitos, especialmente daqueles que encontram-se nas ruas, ainda sem um lar”, ressaltou.

A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), disponibilizou bichos para serem adotados. Os responsáveis por promoverem as orientações dadas a população, foram alunos de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Cerca de 30 pessoas foram aconselhadas para atendimentos dos pet's no Hospital Veterinário Universitário (HVU).

A tutora de uma Pincher, Francisca Girlane, contou que o projeto ajudou também aqueles que não podem pagar para ter acesso aos serviços. “Essa ação nos ajudou muito com a conscientização e a oferta de serviços de atendimento e kits, especialmente para quem não tem condições financeiras de adquiri-los”, disse.

Um levantamento realizado pela Gerência de Zoonoses de Teresina, divulgou que a capital piauiense possui quase 149 mil animais, divididos em domiciliados, semi-domiciliados e em situação de rua. Na última quarta-feira, a Semarh lançou o Disk Denúncia para queixas de maus-tratos, através do telefone (86) 98112-9958, que atende também via whatsApp.

No lançamento estavam presentes, o superintendente da Semarh, João Victor Oliveira; a secretária de Estado de Relações Sociais, Nubia Lopes; o diretor jurídico da Secretaria de Estado da Justiça, Heitor Bezerra; a vereadora Thanandra Sarapatinhas; e a vice-presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-PI, Raissa Firmeza Rocha.

Por Kalita Leão

Facebook
Veja também