Viagora

HUT faz 138 cirurgias de captação de órgão em 7 meses no Piauí

De acordo com a PMT, para atualização no conhecimento, a equipe do HUT, participou de um evento oferecido pela Central Nacional, que tratou sobre os processos de doação.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), em 7 meses, realizou 138 procedimentos de captação de órgãos e tecidos para transplantes. A unidade hospitalar é credenciada pelo Sistema Nacional de Transplantes como Unidade Captadora.

De acordo com a Prefeitura de Teresina, o hospital conta com uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), que existe para acolher a família de potenciais doadores de órgãos, e viabilizar para que o procedimento seja realizado de forma eficiente e ágil.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíHUT faz 138 cirurgias de captação de órgão em 7 meses no Piauí.
HUT faz 138 cirurgias de captação de órgão em 7 meses no Piauí.

Ainda conforme com a PMT, o HUT realizou cerca de 60% dos procedimentos. A gerente da Central Estadual de Transplantes do Piauí, a médica Lourdes Veras, comenta que a unidade hospitalar é uma referência no tipo de procedimento.

“O HUT é o hospital mais importante do Estado no processo de doação. É a maior referência em urgência e emergência, salvando vidas também de muitos pacientes que estão em lista de espera para transplante no Piauí e em outros estados do Brasil”, falou.

Para atualização no conhecimento, a equipe do HUT, participou de um evento oferecido pela Central Nacional, que tratou sobre os processos de doação. O coordenador da omissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante , Danilo Luz , comenta que objetivo é trabalhar para conscientizar a população sobre a doação de órgãos.

“Trabalhamos para que possamos cada vez mais conscientizar a população sobre a importância do ato de doar órgãos e, consequentemente, aumentar as chances de novos transplantes com o intuito de reduzir a fila de espera e salvar o maior número de vidas possíveis”, diz.

Facebook
Veja também