Viagora

Sesapi realiza mais de 100 cirurgias de marcapasso no HU em Teresina

De acordo com o governo do estado do Piauí, as cirurgias realizadas no HU contaram com quatro equipes de cirurgiões cardíacos, que se revezam em dois centros cirúrgicos.

Nos últimos 50 dias, mais de 100 pacientes do estado do Piauí já receberam implantação de marcapasso, no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em um mutirão de cirurgias realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O 102º procedimento foi realizado em uma criança no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

De acordo com o governo do estado do Piauí, as cirurgias realizadas no HU contaram com quatro equipes de cirurgiões cardíacos, que se revezam em dois centros cirúrgicos. Além disso, os aparelhos implantados estão sendo custeados pelo Governo Estadual. Essa ação faz parte do programa Saúde em Dia.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíCirurgias cardíacas
Cirurgias cardíacas

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz Soares, houve uma cooperação entre HU, FMS e a Sesapi, para que pessoas que estavam em fila fossem atendidas o mais breve possível.

“Houve uma cooperação entre HU, FMS e a Sesapi, para que pessoas que estavam em fila, aguardando por uma cirurgia de marcapasso, fossem atendidas o mais breve possível. Na parceria, o Estado, por meio da Sesapi, aportou recursos para a aquisição dos marcapassos e o HU realiza as cirurgias, uma vez que eles têm profissionais especializados e instalações adequadas para realizar esse tipo de procedimento”, explica o secretário.

Conforme o governo, no mês de março foram realizados 58 procedimentos no HU e, em abril, mais 43 cirurgias de marcapasso, totalizando 101 desde o início da parceria. Os contemplados com os procedimentos cirúrgicos cardíacos são os que são classificados como estado grave, com urgência na implantação do dispositivo. “A nossa meta é zerar todas as filas de cirurgias eletivas até outubro deste ano. Marcapasso é uma dessas filas que estamos trabalhando para zerar”, reforça o secretário.

Além disso, no mês de março, foi inaugurado 20 novos leitos de terapia intensiva (UTI) na unidade de saúde. Sendo investido quase R$ 4 milhões na obra.

Facebook
Veja também