Viagora

Vereador Evandro Hidd quer inclusão digital em escolas de Teresina

O projeto do vereador busca acabar com o analfabetismo digital e oportunizar o acesso as novas tecnologias

O vereador Evandro Hidd (PDT), propôs um Projeto de Lei para que nas escolas de Teresina seja implantado o “Programa de Incentivo à Inclusão Digital e Tecnológica”. A ação tem por objetivo acabar com o analfabetismo digital, através de atividades que irão desenvolver o domínio informático dos alunos.

A pauta segue para sanção, após ser aprovada em duas votações na Câmara Municipal de Teresina. Evandro Hidd explicou sobre as proposições do Projeto de Lei, além de ressaltar a importância da proposta para que os estudantes tenham entendimento do mundo digital.

Foto: Matheus Santos/ ViagoraVereador Evandro Hidd
Vereador Evandro Hidd

“O analfabetismo digital ocorre quando uma pessoa não possui habilidades básicas para utilizar dispositivos eletrônicos, navegar na internet e aproveitar os recursos oferecidos pela tecnologia. Essa lacuna de conhecimento pode levar a uma exclusão social e limitar o acesso a oportunidades educacionais, profissionais e de cidadania. E esse programa, proposto no Projeto de Lei, visa combater essa realidade e proporcionar oportunidades igualitárias a todos os alunos”, afirmou.

De acordo com o projeto, também são metas: beneficiar Teresina com informações sobre conhecimento tecnológico, proporcionar mudança nos hábitos dos munícipes, além de oportunizar que a população tenha acesso ao mundo digital, consequentemente aumentando a empregabilidade.

Para alcançar esses objetivos, na proposta está disposto que o poder executivo poderá firmar parcerias, termos de compromisso, cooperação e execução descentralizada, além de ajustes com entidades públicas e privadas.

“Ao combater o analfabetismo digital, estamos abrindo caminho para uma sociedade mais justa, em que todos possam aproveitar os benefícios e as oportunidades proporcionadas pela tecnologia. A erradicação do analfabetismo digital não se trata apenas de fornecer acesso aos recursos tecnológicos, mas também de capacitar as pessoas para utilizá-los de forma eficaz e consciente. A inclusão digital é um direito de todos, e investir nesse programa é investir em um futuro mais próspero para nossas crianças e jovens das escolas públicas municipais de Teresina”, declarou Evandro Hidd.

Facebook
Veja também