Viagora

Dr. Pessoa entrega dois caminhões para coleta de lixo em Teresina

A entrega dos coletores de lixo foi realizada na manhã desta segunda-feira (10), em frente à sede da Prefeitura de Teresina.

  • Matheus Santos/Viagora Dr. pessoa entrega compactadores de Lixo1 / 5 Dr. pessoa entrega compactadores de Lixo
  • Matheus Santos/Viagora Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.2 / 5 Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
  • Matheus Santos/Viagora Superintendente da Saad Rural, Coronel Edvaldo Marques3 / 5 Superintendente da Saad Rural, Coronel Edvaldo Marques
  • Matheus Santos/Viagora Secretário Executivo da SAAD Rural, Glauco Castro4 / 5 Secretário Executivo da SAAD Rural, Glauco Castro
  • Matheus Santos/Viagora Coletor de lixo para a zona Rural5 / 5 Coletor de lixo para a zona Rural

Na manhã desta segunda-feira (10), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, realizou a entrega de dois Caminhões de Coleta de Lixo para a Zona Rural da capital piauiense, na sede da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT).

No local, o Secretário Executivo da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Rural (SAAD Rural), Glauco Castro, informou que a rota de lixo da zona Rural já foi distribuída.

“A rota de lixo da zona Rural ela foi distribuída na seguinte maneira: São dois carros, e esses dois carros vão rodar na Norte no primeiro dia da semana, dois dias da semana na Leste, outro dia na Sul e outro na Sudeste, fechando a semana completa. Nós vamos passar a tabela para as comunidades para dizer o dia atual que vai passar”, ressalta.

Além disso, o secretário executivo explica as principais diferenças entre a coleta da área urbana e da área rural na cidade. “A coleta urbana ela é um pouco mais compactada e tem a questão das suas vias pavimentadas. A coleta rural não. Devido a densidade populacional na zona Rural hoje, nós temos a coleta na parte urbanizada, que são os povoados, e a coleta da parte que é mais sobre rodovias e estradas de revestimento primário. Elas não são pavimentadas e não pode andar com um carro de lixo grande, tem que ser um menor de peso, no caso desse, com a capacidade de 3 toneladas, e também pra ter agilidade conforme ao tipo de relevo”, completa o Glauco Castro.

Segundo o Superintendente da SAAD Rural, Coronel Edvaldo Marques, a zona Rural é muito extensa, e com esses caminhões a prestação de serviços para essa zona vai melhorar muito. “Como sabemos, a zona Rural é muito extensa. Tem aproximadamente 1.150 km², tem aproximadamente 400 km de estrada, temos quatro zonas grandes. Então nós fizemos a aquisição desses caminhões, estamos disponibilizando para o serviço de coleta de lixo na zona rural que estava de forma precária, mas neste momento o Dr. Pessoa entendendo que deve melhorar a prestação desse serviço, que é um serviço ecológico, que agrida menos o meio ambiente, e também a proteção aos nossos coletores de lixo, e com isso nós estamos disponibilizando dois caminhões e ele já determinou que fosse adquirido mais, entendendo a extensão da zona Rural de Teresina”, disse o superintendente.

De acordo com Dr. Pessoa, a zona Rural deve ser cuidada com amor. “Nós temos que trabalhar com cuidado, com amor, com carinho, é o que estamos fazendo. A sensibilidade para a zona Rural de Teresina é enorme. A produção primária, principalmente no olhar da agricultura familiar, alimenta os brasileiros em torno de 70%, como é que a alimentação vem da zona Rural na maioria das vezes e vamos dar as costas? São dois caminhões compactadores, mas eu já autorizei mais dois. São mais de 1 milhão de reais só para a zona rural cuidar. São pessoas que precisam ter respeito”, disse o prefeito.

Facebook
Veja também