Viagora

HUT realiza quase 8 mil cirurgias no primeiro semestre de 2023

De acordo com a PMT, os 7.699 procedimentos abrangeram cerca de 12 especialidades e foram divididos entre traumas de emergência e urgências programadas.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou, durante os primeiros seis meses deste ano, 7.699 cirurgias, das quais 4.823 foram ortopédicas. Além dessa quantidade, mais de 30.500 atendimentos foram contabilizados pela unidade.

Segundo a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), do total, 3.386 foram realizadas devido a acidentes por quedas, 4.562 procedimentos de otorrino, 4.861 vítimas de trânsito e 1.303 agressões e ferimentos por arma. 10.672 internações foram realizadas ao longo do mesmo período, com algum procedimento cirúrgico sendo realizado em mais de 68% do total dos internados.

Foto: Ascom/HUTHospital de Urgência de Teresina (HUT).
Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Ainda segundo a PMT, correspondentes a 83% das cirurgias do recorte semestral, procedimentos ortopédicos, cirurgias geral e vascular foram as mais realizadas. Do total de operações realizadas no HUT, metade são classificadas como traumas de emergência que requerem intervenções imediatamente. Já a outra metade é formada por urgências programadas, nas quais o atendimento e a cirurgia ocorrem em um curto prazo de tempo, de acordo com dados da Estatística.

De acordo com a prefeitura, o Hospital de Urgência possui 9 salas cirúrgicas, cada uma com equipamentos devidos para realizar intervenções voltadas para cerca de 12 especialidades que requerem procedimentos cirúrgicos.

Ainda de acordo com a PMT, a unidade hospitalar oferece atendimento à população de Teresina, assim como de todo o estado, em especial os 31 municípios em torno da Capital, localizados na área denominada entre rios. O volume no atendimento de Urgência e Emergência aumentou 6% nos meses de janeiro a junho deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022. O médico Anderson Dantas, diretor geral do HUT, afirma que o esforço contínuo da equipe do hospital possibilitou o atendimento de mais pacientes. “Esses atendimentos são de extrema importância para a rede de saúde e exerce uma função primordial que é salvar vidas, sobretudo que essas demandas são da média e alta complexidade”, declarou.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também