Viagora

Salão do Livro do Piauí 2023 será lançado no Karnak nesta quarta

O Salão do Livro do Piauí 2023 homenageia Esperança Garcia e acontece entre os dias 11 e 20 de agosto, na Universidade Federal do Piauí

Nesta quarta-feira (2), o governador Rafael Fonteles participa da cerimônia de lançamento da 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), considerado o maior evento literário do estado. A solenidade acontece a partir das 12h, no Palácio de Karnak, e anuncia a edição do evento que acontecerá dos dias 11 a 20 de agosto, prestando homenagem à Dr.ª Esperança Garcia, primeira advogada do Brasil.

Com o tema “Com livros há esperança e, com Esperança, liberdade”, o Salipi deste ano homenageia a advogada, mulher negra que foi escravizada em uma fazenda localizada na região de Oeiras. Esperança Garcia denunciou as agressões vividas por seus semelhantes aos governantes da época (século XVIII), através de carta que tornou-se histórica e reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil como um dos primeiros documentos do direito do qual se sabe a existência, o que consagrou a mulher como a primeira advogada brasileira.

De acordo com o Governo do Estado, o Salipi, evento realizado pela Fundação Quixote, gera ao longo de 10 dias um volume de vendas no setor literário que ultrapassa R$ 1,2 milhão, o que movimenta bastante o mercado de livros. Sendo um dos eventos mais duradouros do Piauí, o Salipi acontece no Espaço Rosa dos Ventos, localizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Foto: Isadora Cavalcante/ Viagora20° edição do Salão do Livro do Piauí
20° edição do Salão do Livro do Piauí

O órgão de gestão estadual afirma que o evento trará exibição de produções audiovisuais, exposições artísticas, shows musicais e diversas outras manifestações culturais, com foco principal nas pautas literárias. Marcam presença no Salão Literário o cineasta João Moreira Sales (RJ), o designer gráfico Gabriel Isaac (SP), a atriz e cantora Zezé Motta (RJ), o professor Paulo Roberto Pires (RJ) e os escritores Lira Neto (CE), Itamir Vieira Jr. (BA), Adriana Negreiros (SP), João Silvério Trevisan (SP) e Djamila Ribeiro (SP).

Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes afirma que o Salipi presenteia a sociedade piauiense com o que ela possui de mais significativo: a busca pelo conhecimento. “Esse grande evento tem impulsionado não somente a literatura, mas outras artes, sendo um evento multicultural”, declarou.

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Estado de Cultura (SECULT) e da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), e a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social (SEMCOM), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) e da Fundação Monsenhor Chaves (FMC), são os órgãos responsáveis pelo patrocínio do evento. Realizado pela Fundação Quixote com a UFPI, Salipi também conta com o apoio do SEBRAE/PI e do TRT/PI – 22ª Região.

As inscrições para o Salão do Livro do Piauí podem ser feitas através do site oficial www.salipi.com.br. A inscrição prévia não é necessária para aqueles que desejam só assistir às palestras, apenas para o que desejam receber certificado. Também é exigida a inscrições prévias de pessoas que queiram garantir o acesso prioritário às dependências do auditório em que ocorrerá a palestra até os horários-limite das 18h20 e das 19h20, nos dias em que as palestras estão previstas para iniciarem às 18h e às 19h, respectivamente.

O acesso é liberado para o público em geral após o horário-limite, ainda que a inscrição não tenha sido efetuada, levando em consideração o limite de lotação do auditório. Assim, não há reserva de cadeira par aqueles que se inscreveram e chegaram após o horário-limite de acesso ao auditório.

Através do site do Salipi também é possível inscrever-se no Curso de Escrita Literária, realizado durante o evento e ministrado por renomados escritores brasileiros. O curso possui vagas limitadas e é ofertado nos sábados e domingos dos dias 12, 13, 19 e 20 de agosto, com quatro módulos nos dois finais de semana do evento.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também