Viagora

Julgamento de acusado de assassinar Janaína Bezerra é adiado

A decisão de adiamento da sessão nesta quinta-feira (17), foi devido à ausência de quórum.

  • Matheus Santos/ Viagora Forum Cível e Criminal de Teresina1 / 8 Forum Cível e Criminal de Teresina
  • Matheus Santos/ Viagora Representante da Frente Popular das mulheres, Ana Célia2 / 8 Representante da Frente Popular das mulheres, Ana Célia
  • Matheus Santos/ Viagora Leidiane Maria, irmã da vítima3 / 8 Leidiane Maria, irmã da vítima
  • Matheus Santos/ Viagora Manifestação em frente ao Forum Cível de Teresina4 / 8 Manifestação em frente ao Forum Cível de Teresina
  • Matheus Santos/ Viagora Representante da Família, Florence Rosa5 / 8 Representante da Família, Florence Rosa
  • Matheus Santos/ Viagora Mãe de Janaína Bezerra6 / 8 Mãe de Janaína Bezerra
  • Divulgação/ Instagram Janaína Bezerra.7 / 8 Janaína Bezerra.
  • Divulgação Thiago Mayson8 / 8 Thiago Mayson

Marcado para acontecer na manhã desta quinta-feira (17), o julgamento de Thiago Mayson, acusado de estuprar e assassinar a estudante de jornalismo, Janaína Bezerra, de 21 anos, em 28 de janeiro de 2023, foi adiado para o próximo dia 01 setembro.

Logo antes de ser iniciada a sessão, a família da estudante foi impedida de participar do julgamento, mesmo sendo Júri Popular. Além disso, o juiz proibiu manifestações em frente ao Fórum.

De acordo com a irmã de Janaína, Leidiane Maria, a família lutou para tentar entrar no julgamento. “É muito injusto, é um Júri popular e a família não pode entrar, não tem acesso. A gente quer só justiça, justiça para que não aconteça com mais nenhuma Janaína do mundo. Não é fácil a situação, hoje é como se fosse o primeiro dia, desde o início até agora paz ninguém tem”, completa Leidiane.

Segundo a irmã da vítima, o desejo é que o acusado cumpra a pena que deve cumprir, e ressalta que apenas aguarda a resposta das autoridades. “Só queremos justiça. Que ele cumpra o que tem que cumprir, e nós só estamos aguardando respostas sobre isso”, ressalta.

Para a representante da Frente Popular das Mulheres do Piauí, Ana Célia, a proibição da participação da família no julgamento, é uma atitude inelegível. “Nós da Frente Popular das mulheres contra o feminicídio repudiamos essa atitude. Achamos que é inelegível. Nós exigimos a punição do feminicida da Janaína, foi um assassinato brutal”, disse a representante.

Após uma longa espera, a família da vítima e os manifestantes foram informados sobre o adiamento do julgamento. A razão da decisão seria a falta do comparecimento de 12 jurados da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que não foram notificados pela instituição.

Segundo a representante da família e assistente de acusação, advogada Florence Rosa, a UFPI falhou com a Janaína.

“A UFPI falha mais uma vez com a Janaína. Da lista completa de jurados, 12 eram funcionários da UFPI que deixaram de ser intimados pela universidade. O Juri não aconteceu em razão da insuficiência de jurados”, ressaltou.

Emocionada, a mãe de Janaína, Maria do Socorro, falou que segue marcando presença e que vai continuar lutando para que a família participe do julgamento. “Dia 01 eu quero muito que todos venham e que nós pudemos entrar, a família veio e não estão deixando entrar. Eu quero lutar para que a família entre. A gente quer saber o que aconteceu, a gente vai enfrentar, vamos enfrentar tudo”, completa.

Sobre o caso

No dia 28 de janeiro deste ano, a estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Janaína da Silva Bezerra, de 21 anos, foi encontrada sem vida dentro da instituição, no campus de Teresina. De acordo com a polícia, a estudante foi abusada sexualmente e teve um pescoço quebrado após uma calourada que acontecia no campus.

Segundo o Instituto de Medicina Legal (IML), na Declaração de Óbito, a causa da morte apontou para trauma raquimedular por ação contundente, onde houve uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, causando a lesão da medula espinhal e a morte.

No dia seguinte, a juíza de plantão Haydee Lima de Castelo Branco decretou a prisão preventiva de Thiago Mayson, acusado de estuprar e matar Janaína Bezerra.

Facebook
Veja também