Viagora

Semec discute sobre o Calendário Letivo do ano de 2024 em Teresina

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou uma reunião na zona Norte de Teresina e discutiu a atualização de medidas para o processo de matrícula da Rede Municipal de Ensino.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou uma reunião para discutir a atualização de portarias e normativas de editais referentes ao processo de matrícula da Rede Municipal de Ensino para o ano de 2024, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, localizado na zona Norte da capital.

A ocasião contou com representantes da equipe de Ensino da Semec, incluindo a Gerência de Ensino Fundamental (GEF), Inspeção Escolar e equipe de Coordenação em Tempo Integral.

Segundo a PMT, o encontro foi realizado visando, principalmente, organizar o cronograma de reuniões da Comissão Especial (com montagem pendente). Na oportunidade, foram estabelecidas as datas de três reuniões que tem o intuito de definir o Calendário Letivo de 2024, sendo a primeira para o dia 24 de agosto, a segunda para o dia 29 de agosto e a terceira para o dia 5 de setembro.

Geane Alves, gerente de Ensino Fundamental Anos Finais, afirmou que outros tópicos foram abordados durante o encontro, como o processo de Novas Matrículas Online para o ano de 2024, assim como a definição do prazo uniforme para transferência de instituição para alunos na Rede Municipal de Ensino (CMEIs e escolas municipais). De acordo com a gestão municipal, as Novas Matrículas Online são efetivadas e realizadas na plataforma digital gerida pela Semec e criada pela RGM Informática, implementada durante 2023.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaReunião sobre Calendário Letivo de 2024
Reunião sobre Calendário Letivo de 2024

A Prefeitura ainda informa que as matrículas online referentes ao ano de 2023 cobriram 20% da rede, o que equivale a 64 unidades de ensino. A nova modalidade de matrícula para o Calendário Letivo de 2024 ainda está em processo de abertura. “O processo das matrículas está dentro das normativas da Rede. Estamos em fase de definição das unidades de ensino para participarem do processo”, declara Geane Alves.

De acordo com a pasta, o calendário definido institui a primeira reunião para a apresentação da minuta da portaria. O segundo encontro é direcionado para a leitura e análise das normativas referentes à editais e portarias e a terceira reunião para o comparativo de dados referentes ao ensino entre os anos de 2022 e 2023.

A PMT destacou também que a elaboração do Cronograma de Atividades do Processo de Matrículas e a proposta do Cronograma de Ações da Comissão Especial estão inclusos nos próximos passos do planejamento do Calendário Letivo do ano de 2024.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também