Viagora

Salipi terá homenagem à Esperança Garcia e show de Vanessa da Mata

Em cerimônia no Palácio de Karnak, nessa quarta-feira (2), foi anunciada a 21ª edição do evento cultural.

Nessa quarta-feira (2), foram lançadas a 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi) e o 26º Seminário Língua Viva - Ano Esperança Garcia.

Os anúncios foram realizados pelo Governo do Estado, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Quixote, durante solenidade no Palácio de Karnak.

O SaLiPi 2023 acontece no Espaço Rosa dos Ventos, na própria Universidade, entre os dias 11 e 20 de agosto. A edição deste ano homenageia Esperança Garcia, Lygia Fagundes Telles e Millôr Fernandes, três figuras icônicas da literatura brasileira.

Foto: Divulgação/UFPIGovernador Rafael Fonteles em cerimônia de lançamento do SaLiPi 2023
Governador Rafael Fonteles em cerimônia de lançamento do SaLiPi 2023

A instituição de educação também informa que a solenidade de lançamento dos eventos contou com a presença de Gildásio Guedes, reitor da UFPI, Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI, Rafael Fonteles, Governador do Piauí, e Kássio Gomes, presidente da

Gildásio Guedes, reitor, aproveitou a ocasião para destacar o quão importantes as parcerias são para a realização do Salão, além de expressar sua satisfação com o fato de a UFPI, por mais um ano, poder sediar o maior evento literário do Piauí. “É uma satisfação para a universidade abraçar a causa do SaLiPi. Estamos preparando grandes ações, incluindo o lançamento de 26 livros editados pela EDUFPI, e a coordenação de três mesas, que vão abranger temas como Torquato Neto, literatura de mulheres e outra mesa sobre Marilene Felinto. Desta forma, aproveito para reforçar que o evento sempre contará com o nosso apoio e dedicação”, disse.

Também durante a cerimônia, o Governador Rafael Fonteles ressaltou a importância do evento para a sociedade piauiense, afirmando que a gestão não medirá esforços para investir nas próximas edições do evento. “A partir do ano que vem, iremos dobrar o valor dos investimentos para o SaLiPi. Queremos tornar o evento um exemplo para o Brasil. Nos enche de orgulho poder mostrar a eficiência dos escritores locais e a qualidade da nossa literatura”, reiterou.

Já o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, afirmou que a 21ª edição do Salão do Livro será uma oportunidade inesquecível para a cultura piauiense, tornando-se uma edição exemplar para a cultura do Piauí e a educação em nível nacional. “O nosso principal desejo, sobretudo, é fomentar a leitura, possibilitando um acesso democrático aos livros. Com o SaLiPi, estamos conseguindo criar uma forte geração de escritores e, principalmente, leitores. A edição deste ano, sem dúvidas, será histórica”, comentou.

Segundo a Universidade Federal, representantes da sociedade civil, gestores e parlamentares também marcaram presença na solenidade, além de Samantha Castelo Branco, Superintendente de Comunicação Social da UFPI, os professores Cineas Santos e Luiz Romero, idealizadores do SaLiPi, e Themístocles Filho, Vice-Governador do Estado do Piauí.

Durante a ocasião no Palácio de Karnak também foi anunciado que a cantora Vanessa da Mata será a principal atração de encerramento do SaLiPi 2023, protagonizando um grande show na noite do domingo, 20 de agosto.

A 21ª edição do Salão do Livro do Piauí representará uma celebração da literatura e cultura brasileiras, através do tema “Com livros há esperança e, com Esperança, liberdade”. Antes acontecendo tradicionalmente no mês de junho, o evento mudou de data e agora ocorre no mês de agosto, com o intuito de comemorar o aniversário de Teresina.

A Universidade Federal do Piauí informa que, dos dias 11 a 20 de agosto, o público participante poderá vivenciar espaços já consagrados, como o Curso de Escrita Criativa, Palco Marcus Peixoto, Seminário Língua Viva, Estação Letras e Expressões, Feira de Livros, Bate-Papo Literário e Espaço de Alimentação.

Ainda de acordo com a UFPI, o SaLiPi 2023 trará grandes nomes da literatura brasileira ao evento, como Zezé Motta, Djamilla Ribeiro, João Moreira Salles, Itamar Vieira Jr, Micheliny Verunschk, Daniel Munduruku, Raphael Montes, Ana Maria Gonçalves, João Silvério Trevisan, Lira Neto, Paulo Roberto Pires, Kaká Werá, George Mendes, Gabriel Isaac, entre outros.

A instituição afirma que esta será a décima edição em que realiza o evento. Desde seu surgimento em 2003, o Espaço Rosa dos Ventos, em Teresina, vem abrigando a maioria das edições do Salão, com o primeiro acontecendo em 2014. Além das participações já citadas, a Livraria Universitária Monsenhor Melo e a EDUFPI têm presenças garantidas no evento.

A UFPI informa que, juntamente com a Fundação Quixote, realizará outros salões regionais de livros, como o Salão de Livro de Valença do Piauí (SaLiVa), Salão do Livro de Parnaíba-PI (SaLiPa) e o Salão do Livro de Bom Jesus (SaLiBom).

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também