TCE aplica multa ao prefeito de Paes Landim Thalles Moura Fé
A sessão da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Piauí foi realizada no dia 28 de julho.
A Primeira Câmara em decisão unânime corroborando com o Ministério Público de Contas (MPC) multou o prefeito de Paes Landim, Thalles Moura Fé Marques, por descumprir a obrigação de informar sobre certames licitatórios ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí, nos termos da Instrução Normativa TCE/PI n.º 06/2017. O valor da penalidade foi de 300 UFR-PI, equivalente a R$ 1.296. A sessão foi realizada no dia 28 de julho.
Ainda na decisão, foi recomendado ao gestor do município que seja realizado o cadastramento de todos os procedimentos licitatórios, procedimentos administrativos de dispensa ou de inexigibilidade, bem como de contratos, em atendimento à IN TCE/PI nº 06/2017.
Parecer do MPC
O procurador Leandro Maciel do Nascimento narrou que houve representação da Diretoria de Fiscalização de Licitações e Contratações desta Corte de Contas (DF Contratos) em face da prefeitura em questão em decorrência do não cadastramento de informações de licitações para os dos contratos nº 66/2022, nº 01/2023 e nº 03/2023.
De acordo com o procurador, os certames citados são: o “Contrato nº 66/2022, celebrado com a empresa Felipe Lima Araújo LTDA-ME (CNPJ 48.033.637/0001-00), decorrente da Dispensa de Licitação nº 20/2022 – publicado no DOM edição 388, de 02/01/2023, página 48; Contrato nº 01/2023, celebrado com a empresa Posto 30 LTDA (CNPJ 17.423.796/0001-98), decorrente do Pregão Eletrônico nº 01/2023/PMPL – publicado no DOM edição 414 de 07/02/2023, página 47; Contrato nº 03/2023, celebrado com a empresa D. P. Brandão Bastos-ME (CNPJ 17.243.987/0002-59), decorrente do Pregão Eletrônico nº 17/2022/PMPL e Ata de Registro de Preços nº 01/2022/SRP/PMPL – publicado no DOM edição 416 de 09/02/2023, página 167”.
Também é relatado pelo procurador que o município apresentou defesa, alegando que no ano de 2022 ocorreram algumas mudanças na administração pública de Paes Landim, entre elas, mudança do Presidente da Comissão Permanente de Licitação, e em razão disso foi necessário que a nova CPL passasse por um período de adaptação, solicitando troca de senhas dos sistemas do TCE/PI, além da solicitação de informações junto aos órgãos de controle a respeito de como deveria proceder, analisando os processos licitatórios em andamento, aprendendo como operar os sistemas, sobretudo os do TCE.
A defesa do município também alegou que o processo descrito anteriormente, leva um tempo razoável, e devido a isso ocorreram os atrasos na alimentação do sistema “Contratos Web”. Ainda é dito pela defesa que a gestão já cadastrou todos os contratos firmados pela prefeitura no sistema.
O município ainda em defesa, declarou que não foi encontrada irregularidades nos contratos, e sim apenas falhas meramente formais a respeito do cadastramento do sistema ‘Contratos Web”, e por fim a defesa requereu a substituição da pena, multa, por advertência ou subsidiariamente a aplicação de multa em seu patamar mínimo.
O procurador também relatou que após a apresentação da defesa do município de Arraial, a DF Contratos realizou uma nova pesquisa no Sistema Licitações Web no dia 16 de junho, e durante verificação constatou que apenas o Contrato nº 01/2023 foi cadastrado no Sistema Contratos Web. A unidade técnica também não acatou a alegação de mudança do presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) como justificativa para a não inclusão dos contratos no sistema, pois qualquer responsável habilitado no sistema poderia realizar o cadastramento.
Outro lado
O Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o prefeito não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Deputado Gessivaldo Isaías defende abertura de CPI contra Águas de Teresina
A sessão plenária ocorreu nessa quinta-feira (06), onde repercutiu entre os deputados as reclamações da população teresinense tem feito aos serviços prestados pela empresa.Não subestimo concorrentes, diz Júlio César sobre disputa ao Senado em 2026
Apesar do entusiasmo com seu desempenho nas pesquisas, Júlio César declarou que não subestima seus adversários.Ciro Nogueira tem apoio de mais de 200 prefeitos para eleição de 2026, diz Arcoverde
O parlamentar destacou que as articulações políticas de Ciro Nogueira contribuíram para o desempenho dele nas pesquisas.PSDB está avaliando fusão nacional com MDB e PSD, diz Luciano Nunes
Segundo o ex-deputado, as articulações acontecem a nível nacional e irão definir novos rumos para a sigla, que precisa se reestruturar para as eleições de 2026.Governo Lula é um desastre na economia, diz deputado Júlio Arcoverde
O deputado federal comentou sobre a possibilidade de adesão dos deputados progressistas aos ministérios de Lula.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir