Viagora

PT nacional vai priorizar as eleições de Teresina, diz Henrique Fontana

O Secretário Geral do PT nacional concedeu coletiva de imprensa nesta quinta-feira (14), onde abordou temas como estratégias para 2024, alianças partidárias e política nacional.

O Secretário Geral do PT nacional, Henrique Fontana, declarou que a legenda está aparando arestas acerca dos últimos entraves políticos e o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé, vai se engajar na pré-candidatura de Fábio Novo a Prefeito de Teresina. O petista concedeu coletiva de imprensa nesta quinta-feira (14), onde abordou temas como estratégias para 2024, alianças partidárias e política nacional.

Para Henrique Fontana o diálogo exaustivo dentro do PT é um processo democrático natural. O secretário revelou que já conversou com Franzé, que disputava junto a Fábio Novo pela preferência no diretório municipal, e percebeu uma maturidade no parlamentar.

Foto: Viagora/ Rebeca NegreirosSecretário Geral do PT nacional, Henrique Fontana.
Secretário Geral do PT nacional, Henrique Fontana.

“O PT é um partido que tem processos democráticos, tem desafios e erros a corrigir, mas ao longo desses anos se transformou no maior partido do Brasil por conta dos seus mecanismos de democracia. [...] Tenho percebido em conversas com o deputado Franzé uma enorme maturidade, ele é um grande quadro político e me disse claramente, na medida em que está feita a escolha, que ele vai se somar com toda força na busca por essa vitória”, explicou.

Segundo o político, é preciso superar os impasses decorrentes na disputa interna e a direção nacional do PT vai dar todo o suporte para auxiliar nesta recomposição.

“Temos que superar, tenho a sensação de que nós poderíamos ter intensificado mais o diálogo e talvez nem precisaria tomar a decisão que foi tomada. A melhor forma de resolver é virar a página, objetivo agora é repactuar. Ontem almocei com Cícero Magalhães e a direção nacional quer ajudar nesta recomposição. A decisão está tomada os líderes principais envolvidos estão de acordo, agora estamos no processo de aparar arestas [...] Eu acho que Franzé estará na linha de frente da campanha de Fábio Novo junto com Wellington Dias e a direção nacional dará muita prioridade para as eleições de Teresina, no Piauí", declarou.

 Alianças partidárias

Questionado acerca da posição do PT em cidades onde há legendas da base que também brigam por uma candidatura própria, Henrique Fontana enfatizou que o PT preza por alianças responsáveis e vai trabalhar para que haja um equilíbrio das forças políticas.

“Nós temos uma política de alianças responsáveis com um projeto para o Brasil. Nós lideramos um projeto de reconstrução do Brasil, união e reconstrução como diz o slogan do presidente Lula, portanto o partido que lidera o governo nacional tem que ter a responsabilidade com as alianças locais. No Piauí temos um bloco de alianças que é muito consagrado e, inclusive governa há muito tempo conosco, como o MDB e PSD do Piauí que são aliados importantes. Vamos com muita sabedoria trabalhar cada um dos municípios para contemplar um equilíbrio desta política de aliança”, disse.

PT nacional

O secretário Geral ainda destacou que o partido pretende fortalecer o bloco Centro-esquerda, no âmbito nacional, diante de sua aproximação com a gestão do presidente Lula.

“A nível nacional queremos fortalecer o bloco Centro-esquerda, os partidos que arrancaram junto com o presidente Lula na última eleição: nossa federação, PT, PCdoB, PV, além do PSOL, a Rede, o PSB e PDT. Mas esses partidos citados por mim, PSD e MDB, em muitas cidades são aliados firmes do nosso projeto e sempre votaram no presidente Lula, aliás tenho uma relação pessoal muito boa com o senador Marcelo Castro, o grande líder do MDB no Piauí, um aliado extremamente importante para nós e nós temos muito compromisso com ele. Nossa aliança não é de conflito de curtos prazos, temos um projeto olhando a longo prazo e aqui no Piauí é um exemplo de grande sucesso”, apontou.

Facebook
Veja também