Viagora

Lula buscará soluções para crise financeira dos municípios, diz Rafael

De acordo com o governador do Piauí, o presidente está acompanhando a situação de perto.

O governador Rafael Fonteles (PT), falou em entrevista à imprensa sobre a crise financeira instalada em prefeituras por conta da queda de arrecadação de impostos e em repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

De acordo com o chefe do executivo estadual, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), está acompanhando a problemática e que juntamente com o Conselho Nacional, buscará formas de encontrar soluções.

Foto: Camila Trindade/ ViagoraGovernador Rafael Fonteles
Governador Rafael Fonteles

“Na verdade o presidente recebeu o documento dos prefeitos falando dessa crise financeira em função da queda do FPM, que de fato é algo que preocupa o presidente Lula, que é sensível aos estados e municípios, e busca junto ao Congresso Nacional soluções para esse problema”, disse Rafael Fonteles.

Protestos 

Na última quinta-feira (31), Prefeituras de 16 Estados paralisaram suas atividades administrativas protestando pela queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios.

O movimento “Sem FPM não dá”, reivindica a recomposição do ICMS e critica a redução do envio de emendas parlamentares. No Piauí, cerca de 200 prefeitos, das 224 cidades, fizeram um protesto em frente à Assembleia Legislativa do Piauí na quarta-feira (30).

Facebook
Veja também