TCE multa prefeita de São Braz do Piauí por falta de transparência
A sessão foi realizada no dia 25 de agosto deste ano e teve como relator o conselheiro substituto Delano Carneiro da Cunha Câmara.
Por unanimidade dos votos e em consonância com o Ministério Público de Contas (MPC), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), multou a prefeita de São Braz do Piauí, Déborah Sayonara Santos, por irregularidades no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal. A penalidade aplicada foi de 200 UFR/PI, que corresponde R$ 864. A sessão foi realizada no dia 25 de agosto deste ano e teve como relator o conselheiro substituto Delano Carneiro da Cunha Câmara.
A Corte ainda determinou à gestora municipal que, no prazo de 30 dias, faça a adequação e atualização do sítio eletrônico do órgão, com base “ao que disciplina a Lei Complementar nº 101/2000 (mormente o artigo 48, caput, do referido diploma), Lei nº 12.527/2011 (artigo 8º) e Instrução Normativa n° 01/2019, sob pena de nova sanção pecuniária, além de outras medidas cabíveis”.
Parecer do MPC
O procurador José Araújo Pinheiro Júnior narrou que uma representação foi interposta em face da prefeita Déborah Cardoso, pontuando a desatualização do site do órgão em relação ao exercício de 2022. A constatação ocorreu durante fiscalizações rotineiras em 30 de março do ano passado, onde foi apurado que a página estava “bastante deficiente e desatualizada” em relação as informações de interesse público, com destaque ao Portal da Transparência.
“Na peça exordial foi destacado que a Prefeitura Municipal de São Braz do PI não disponibilizou na internet as informações, em tempo real e de modo satisfatório, que não se limitam às receitas e às despesas exigidas no parágrafo único, II, do art. 48, da LRF, alcançando outras áreas de gestão, tais como os registros de repasses e transferências financeiras, programas, ações e projetos, dentre outros, que consequentemente, não estavam sendo observadas, de modo efetivo, pela Prefeitura. Após análise, o ente obteve na Matriz de Fiscalização a classificação em nível deficiente”, aponta.
Durante a apuração dos fatos, a DFContas pontuou que a prática de não divulgar os dados necessários resulta no descumprimento da transparência da administração pública, que pode ainda prejudicar o município com a impossibilidade de receber transferências voluntárias da União.
“Apontou no relatório do contraditório que tal omissão poderá configurar Ato de Improbidade Administrativa, o qual atenta contra os princípios da Administração Pública, em especial, o da publicidade e da legalidade. Destacou também que a prática associada ao descumprimento de decisão desta Corte de Contas poderá resultar em reprovação das contas do gestor, como também ensejar a aplicação de multa e fixação de prazo para que se observe plenamente o princípio da transparência, com destaque às citadas Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei de Acesso à Informação”, diz trecho do relatório.
O site da Prefeitura de São Braz do Piauí foi submetido a uma nova averiguação em 11 de outubro de 2022 que, segundo a diretoria técnica, ensejou no nível “intermediário” com média ponderada de 65,06%. Apesar da melhoria na avaliação, a DFContas ratificou todas as irregularidades identificadas e destacou a necessidade a penalidade, tendo em vista as falhas.
Outro lado
O Viagora procurou a prefeita de São Braz do Piauí, mas até o fechamento da matéria a gestora não foi localizada. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
São Braz do Piauí
Piauí
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Ministério Público de Contas do Piauí - MPC-PI
-
Petrus Evelyn rebate críticas de Antônio José Lira sobre CPI e o chama de “pilantra”
O presidente da CPI da Águas de Teresina rebateu as críticas que tem recebido sobre o atraso para o início dos trabalhos. -
Piauí lidera ranking de fraudes contra aposentados no INSS, revela Ciro Nogueira
Nove cidades piauienses aparecem na lista das 19 cidades brasileiras com mais registro de descontos fraudulentos em benefícios previdenciários. -
Prefeito de Cajazeiras do Piauí ignora decreto de emergência e contrata banda
A 27ª Festa do Vaqueiro no município vai acontecer no dia 14 de junho. -
Vereadora Tatiana Medeiros é transferia para Hospital da Polícia Militar
A parlamentar estava no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) após ter sido encontrada desacordada na cela do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. -
Prefeito Felipe Ribeiro contrata empresa cearense por R$ 4,9 milhões
O gestor firmou quatro contratos, através de secretarias municipais, com a Aliança Terceirização de Serviços de Limpeza e Conservação Ltda.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir